FICHA TÉCNICA DO RECURSO

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA ORGANIZAÇÃO DO ACOMPANHAMENTO DE PACIENTES HIPERTENSOS – ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DE BARREIRAS, CORURIPE, ALAGOAS
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) tem elevada prevalência no Brasil e impactos no uso de serviços de saúde. Entre seus fatores de risco estão hereditariedade, raça, idade, sexo, excesso de peso, estresse, sedentarismo, alta ingestão de sódio, baixo nível educacional, presença de comorbidades associadas, características contextuais e de localização da moradia (BRASIL, 2010). A atuação da Atenção Primária em Saúde (APS) torna-se imprescindível para o reconhecimento e o acompanhamento dos adultos hipertensos. Esta é descrita como a esfera do sistema de saúde que oferta a entrada na rede de saúde, configurando ações de saúde individuais e coletivas que englobam intervenções de prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e manutenção da saúde com as comunidades e em seu contexto social. Este trabalho tem como objetivo elaborar um projeto de intervenção visando controlar a elevada prevalência de hipertensão arterial sistêmica em pacientes atendidos pela equipe da UBS de Barreiras no município de Coruripe, Alagoas. Utilizou-se, como método, uma proposta de intervenção desenvolvida por meio de levantamento de dados bibliográficos e epidemiológicos com o intuito de melhorar o acompanhamento aos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica, no município de Coruripe, AL, na unidade do povoado Barreiras. Foram executadas três etapas: (...)


  • DOENÇAS (C )
  • Doenças Cardiovasculares (C14 )
  • Doenças Vasculares (C14.907 )
Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) a disponibilizar e distribuir a obra em acesso aberto, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e download, em caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, em repositórios digitais.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/24393
29/Dec/2021