FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Experiência da UNA-SUS/UFOP na construção reversa de cursos a distância baseados em trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos
(dc.type )
Documento institucional
(dc.contributor.author )
De Paula, Helton Cristian
Figueiredo, Adriana Maria de
Reis, Gustavo Valadares Labanca
Santos, Alisson Oliveira dos
Savassi, Leonardo Cançado
Tavares, Wellington
(dc.date.issued )
2017
(dc.date.available )
2022-03-07T17:42:10Z
(dc.date.accessioned )
2022-03-07T17:42:10Z
(dc.rights.holder )
Adriana Maria de Figueiredo
Alisson Oliveira dos Santos
Gustavo Valadares Labanca Reis
Helton Cristian de Paula
Leonardo Cançado Monteiro Savassi
Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA)
Wellington Tavares
(dc.publisher.publisher )
EDUFMA
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/24489
(dc.format.extent )
18 p.
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.decs )
Educação Continuada
Educação a Distância
(dc.published.previously )
Sim
(dc.rights.type )
Licença própria
(dc.description.abstract )
Trata-se de um capítulo do livro "Experiências exitosas da Rede UNA-SUS: trajetórias de fortalecimento e consolidação da Educação Permanente em Saúde no Brasil". A representação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) junto à Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) nasce de colaborações de docentes da Escola de Medicina (EMED) em programas educacionais da Secretaria Executiva (SE) da UNA-SUS desde 2010, e consolida-se com sua aprovação como colaboradora em 2014. Desde então, um intenso processo de capacitação da UNA-SUS UFOP somada à encomenda de apoio e produção de cursos trouxe experiências inovadoras na construção de cursos baseados em tecnologias, a partir da parceria fundamental de docentes da EMED e do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da UFOP. A experiência na produção desses cursos para profissionais do SUS se baseia nos preceitos da educação permanente em saúde, da construção reversa de cursos mediante mapeamento de objetivos de ação, da elaboração de trilhas de aprendizagem baseadas em tomadas de decisão com múltiplos desfechos, da granularidade dos objetos educacionais, e no compromisso com a produção destes objetos sob a égide da continuidade do curso pela disponibilização de materiais que o aluno pode levar em seus computadores, smartphones e tablets após o término da ação educativa. Este capítulo descreve os desafios na construção de cursos sob essas premissas.
(dc.rights.license )
É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou para qualquer fim comercial. A responsabilidade pelos direitos autorais dos textos e imagens desta obra é da UNA-SUS/UFMA. Copyright @ UFMA/UNA-SUS, 2017. Todos os direitos reservados.
(unasus.learningResourceType )
Capítulo de livro
(dc.title )
Experiência da UNA-SUS/UFOP na construção reversa de cursos a distância baseados em trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos
(dc.identifier )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/9877
(dc.relation.ispartof )
Experiências exitosas da Rede UNA-SUS: trajetórias de for... (ARES/9877)