FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Experiência da UNA-SUS/UFOP na construção reversa de cursos a distância baseados em trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos
Acervo
(dc.type
)
Documento institucional
Autor
(dc.contributor.author
)
De Paula, Helton Cristian
Figueiredo, Adriana Maria de
Reis, Gustavo Valadares Labanca
Santos, Alisson Oliveira dos
Savassi, Leonardo Cançado
Tavares, Wellington
Data da publicação original
(dc.date.issued
)
2017
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2022-03-07T17:42:10Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2022-03-07T17:42:10Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
Adriana Maria de Figueiredo
Alisson Oliveira dos Santos
Gustavo Valadares Labanca Reis
Helton Cristian de Paula
Leonardo Cançado Monteiro Savassi
Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA)
Wellington Tavares
Editora do recurso educacional, caso tenha sido publicado anteriormente
(dc.publisher.publisher
)
EDUFMA
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/24489
Extensão
(dc.format.extent
)
18 p.
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Educação Continuada
Educação a Distância
Publicado anteriormente
(dc.published.previously
)
Sim
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Licença própria
Resumo
(dc.description.abstract
)
Trata-se de um capítulo do livro "Experiências exitosas da Rede UNA-SUS: trajetórias de fortalecimento e consolidação da Educação Permanente em Saúde no Brasil". A representação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) junto à Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) nasce de colaborações de docentes da Escola de Medicina (EMED) em programas educacionais da Secretaria Executiva (SE) da UNA-SUS
desde 2010, e consolida-se com sua aprovação como colaboradora em 2014. Desde então,
um intenso processo de capacitação da UNA-SUS UFOP somada à encomenda de apoio
e produção de cursos trouxe experiências inovadoras na construção de cursos baseados
em tecnologias, a partir da parceria fundamental de docentes da EMED e do Centro de
Educação Aberta e a Distância (CEAD) da UFOP. A experiência na produção desses cursos
para profissionais do SUS se baseia nos preceitos da educação permanente em saúde, da
construção reversa de cursos mediante mapeamento de objetivos de ação, da elaboração
de trilhas de aprendizagem baseadas em tomadas de decisão com múltiplos desfechos, da
granularidade dos objetos educacionais, e no compromisso com a produção destes objetos
sob a égide da continuidade do curso pela disponibilização de materiais que o aluno pode
levar em seus computadores, smartphones e tablets após o término da ação educativa. Este
capítulo descreve os desafios na construção de cursos sob essas premissas.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou para qualquer fim comercial. A responsabilidade pelos direitos autorais dos textos e imagens desta obra é da UNA-SUS/UFMA. Copyright @ UFMA/UNA-SUS, 2017. Todos os direitos reservados.
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Capítulo de livro
Título
(dc.title
)
Experiência da UNA-SUS/UFOP na construção reversa de cursos a distância baseados em trilhas de aprendizagem de múltiplos desfechos
URL da fonte original do recurso
(dc.identifier
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/9877
é parte de
(dc.relation.ispartof
)
Experiências exitosas da Rede UNA-SUS: trajetórias de for... (ARES/9877)
Aparece na coleção: