FICHA TÉCNICA DO RECURSO
O quebra-cabeça da Universidade Aberta do SUS
Autor(es):
Resumo:
Trata-se de um capítulo do livro "Relatos de uso de tecnologias educacionais na educação permanente de profissionais de saúde no sistema Universidade Aberta do SUS". Aborda a trajetória da criação, da institucionalização e da consolidação do Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). Usando a metáfora de um quebra-cabeça teleológico, os autores apresentam o momento inicial de pactuação entre cada instituição originária e o Ministério da Saúde, com o alinhamento a padrões que estavam sendo construídos no dia a dia: o Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES), que tem as seguintes características: federativo, acesso aberto, garantia de qualidade e baseado em padrões; a Plataforma Arouca, que possibilita o encontro das trajetórias profissionais em desenvolvimento permanente dos trabalhadores do SUS, com os gestores locais, regionais, estaduais e nacionais e com as instituições ofertantes de atividades educacionais do Sistema UNA-SUS. No cenário final, apontam que o quebra-cabeça tem assumido a forma de um mapa dinâmico com seus desdobramentos organizacionais com a Federação UNA-SUS e com suas perspectivas futuras como “confianças”.
Palavras-chave DeCS (clique para expandir a hierarquia):
Educação a Distância
Instituições de Saúde, Recursos Humanos e Serviços
Tecnologia Educacional
- ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E FENÔMENOS SOCIAIS (I )
- Educação (I02 )
- TECNOLOGIA, INDÚSTRIA E AGRICULTURA (J )
- Tecnologia, Indústria e Agricultura (J01 )
- Tecnologia (J01.897 )
Termos de uso:
©2014 Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde da Universidade Federal de Pernambuco
(UNA-SUS UFPE). Qualquer parte desta publicação pode ser reproduzida, desde que citada a fonte.
Data de submissão:
11/Mar/2022
Aparece na coleção: