FICHA TÉCNICA DO RECURSO
O quebra-cabeça da Universidade Aberta do SUS
Acervo
(dc.type
)
Documento institucional
Autor
(dc.contributor.author
)
Oliveira, Vinicius de Araújo
Data da publicação original
(dc.date.issued
)
2014
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2022-03-11T17:16:38Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2022-03-11T17:16:38Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
Universidade Federal de Pernambuco (UNA-SUS/UFPE)
Vinicius de Araújo Oliveira
Editora do recurso educacional, caso tenha sido publicado anteriormente
(dc.publisher.publisher
)
Ed. Universitária da UFPE
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/24499
Extensão
(dc.format.extent
)
17 p.
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Secretaria Executiva da UNA-SUS
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave (em linguagem natural)
(dc.subject.keyword
)
Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES_
Plataforma Arouca
UNA-SUS
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Educação a Distância
Instituições de Saúde, Recursos Humanos e Serviços
Tecnologia Educacional
Publicado anteriormente
(dc.published.previously
)
Sim
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Licença própria
Resumo
(dc.description.abstract
)
Trata-se de um capítulo do livro "Relatos de uso de tecnologias educacionais na educação permanente de profissionais de saúde no sistema Universidade Aberta do SUS". Aborda a trajetória da criação, da institucionalização e da consolidação do Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). Usando a metáfora de um quebra-cabeça teleológico, os autores apresentam o momento inicial de pactuação entre cada instituição originária e o Ministério da Saúde, com o alinhamento a padrões que estavam sendo construídos no dia a dia: o Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES), que tem as seguintes características: federativo, acesso aberto, garantia de qualidade e baseado em padrões; a Plataforma Arouca, que possibilita o encontro das trajetórias profissionais em desenvolvimento permanente dos trabalhadores do SUS, com os gestores locais, regionais, estaduais e nacionais e com as instituições ofertantes de atividades educacionais do Sistema UNA-SUS. No cenário final, apontam que o quebra-cabeça tem assumido a forma de um mapa dinâmico com seus desdobramentos organizacionais com a Federação UNA-SUS e com suas perspectivas futuras como “confianças”.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
©2014 Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde da Universidade Federal de Pernambuco
(UNA-SUS UFPE). Qualquer parte desta publicação pode ser reproduzida, desde que citada a fonte.
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Capítulo de livro
Título
(dc.title
)
O quebra-cabeça da Universidade Aberta do SUS
URL da fonte original do recurso
(dc.identifier
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/9047
é parte de
(dc.relation.ispartof
)
Relatos de uso de tecnologias educacionais na educação pe... (ARES/9047)
Aparece na coleção: