FICHA TÉCNICA DO RECURSO
O papel das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: a experiência de Mato Grosso do Sul/ UNA-SUS
Autor(es):
Instituição:
Resumo:
Trata-se de um capítulo do livro "Relatos de uso de tecnologias educacionais na educação permanente de profissionais de saúde no sistema Universidade Aberta do SUS". A Estratégia de Saúde da Família é um salto conceitual genuíno, transição paradigmática enfrentada pelos pensadores e gestores da saúde, aliando os diferentes princípios do Sistema Único de Saúde. Conciliar esses princípios no cotidiano da gestão de saúde, valorizando a autonomia das pessoas, é uma tarefa difícil para os profissionais das equipes de Saúde da Família, requerendo constante adequação das competências necessárias exigidas. O objetivo deste relato é demonstrar a experiência de Mato Grosso do Sul na qualificação de seus profissionais de saúde, enfocando a Educação à Distância e o papel das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem. O Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizado é a plataforma MOODLE. Assim foi possível implementar o curso de especialização aos profissionais da saúde da família de Mato Grosso do Sul com 100% de cobertura e, na sequência, em Mato Grosso, Bahia, Rondônia, Goiás, Distrito Federal e Alagoas. O curso vem contribuindo para a (re)organização dos processos de trabalho em saúde e fortalecimento do SUS.
Palavras-chave DeCS (clique para expandir a hierarquia):
Educação Continuada
Avaliação Educacional
Capacitação Profissional
- ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E FENÔMENOS SOCIAIS (I )
- Educação (I02 )
- Educação Profissionalizante (I02.358 )
- ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E FENÔMENOS SOCIAIS (I )
- Educação (I02 )
- VIGILÂNCIA SANITÁRIA (VS )
- Vigilância de Serviços de Saúde (VS3 )
- Mão de Obra em Saúde (VS3.004 )
- Pessoal de Saúde (VS3.004.001 )
Termos de uso:
©2014 Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde da Universidade Federal de Pernambuco (UNA-SUS UFPE). Qualquer parte desta publicação pode ser reproduzida, desde que citada a fonte.
Data de submissão:
11/Mar/2022
Aparece na coleção: