FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Estratégias para a adesão terapêutica dos pacientes hipertensos da Unidade Básica de Saúde Maria da Glória Lima Melo, do município de Dois Riachos – Alagoas
A Hipertensão Arterial Sistêmica consiste na atualidade, segundo diversos estudos epidemiológicos, como um grave problema de saúde pública, sendo ainda um dos principais fatores de risco para complicações como o Acidente vascular cerebral e doenças cardiovasculares. Após realização do diagnóstico situacional da área de abrangência, foi identificada elevada incidência de usuários hipertensos. Este trabalho consiste em um plano de intervenção para a implementação de estratégias para o aumento da adesão terapêutica dos pacientes portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica pertencentes a uma comunidade onde fica localizada a Unidade Básica de Saúde Maria da Glória Lima Melo, no município de Dois Riachos do Estado de Alagoas. O plano de intervenção foi elaborado, utilizando o método de Planejamento Estratégico Situacional (PES) proposto por Faria, Campos e Santos (2018). Tratando-se da adesão terapêutica dos pacientes, a implementação das ações propostas devem levar em consideração o contexto de vida dos usuários e sua comunidade, incluindo também as habilidades, atitudes e conhecimentos dos profissionais para o manejo adequado da situação, assim como as condições socioeconômica e aspectos culturais dos pacientes. Este plano de intervenção poderá contribuir com mudanças dos hábitos e estilo de vida da população frente a realidade dos serviços de saúde através da promoção de saúde.

  • DOENÇAS (C )
  • Doenças Cardiovasculares (C14 )
  • Doenças Vasculares (C14.907 )
Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) a disponibilizar e distribuir a obra em acesso aberto, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e download, em caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, em repositórios digitais.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/24566
31/Mar/2022