FICHA TÉCNICA DO RECURSO

: Projeto de intervenção voltado ao tratamento de hipertensos com pressão arterial refratária e diabéticos descompensados na população do povoado Minador do Lúcio – Cacimbinhas – AL
A Hipertensão Refratária é encontrada em pacientes resistentes ao tratamento convencional, especificamente em pessoas com idade inferior a 60 anos e com níveis pressóricos acima de 140 x 90 mmHg e superior a 160 x 90 mmHg nos idosos. Esta comorbidades pode estar associada a diabete descompensada, a qual traz como fator complexo a perda de peso ou obesidade, podendo ocasionar a hiperglicemia. Estas duas situações são um dos maiores obstáculos da população do município de Cacimbinhas, principalmente quanto ao monitoramento da alimentação. Diante disso, este projeto apresenta uma Proposta de Intervenção para a Equipe da Unidade de Saúde da Família Minador do Lúcio do município de Cacimbinhas, com o propósito de intervir sobre um número de pacientes com hipertensão arterial refratária e diabetes descompensadas. Para isso, foi utilizado um planejamento estratégico e coleta de dados sobre a realidade dos problemas deste município, no sentido de entender as dificuldades encontradas na comunidade e propor operações para os nós críticos.

  • DOENÇAS (C )
  • Doenças Cardiovasculares (C14 )
  • Doenças Vasculares (C14.907 )
Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) a disponibilizar e distribuir a obra em acesso aberto, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e download, em caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, em repositórios digitais.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/24603
31/Mar/2022