FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Construindo um curso à distância de atenção domiciliar multicêntrico, multiprofissional, multi-institucional, multiformatos
Trata-se de um capítulo do livro "II Relato de experiências em tecnologias educacionais do Sistema UNA-SUS 2015". Relata-se a implantação do Programa Multicêntrico de Qualificação em Atenção Domiciliar a distância, multiprofissional, multi-institucional, com cursos autoinstrucionais (AI), aperfeiçoamento e de especialização na Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), envolvendo oito universidades cadastradas. Adotou-se o mapa de ações como estratégia pedagógica; desenvolveu-se um método de validação por produtos intermediários, envolvendo o Ministério da Saúde (MS) como demandante, a Universidade e a Secretaria Executiva da UNA-SUS. Testaram-se softwares de gerenciamento; estabeleceu-se uma equipe de transposição didática de cursos AI para os formatos especialização e aperfeiçoamento. Inscreveram-se nos 17 cursos AI de oferta contínua 24.033 alunos, com média de 2,15 cursos/aluno e 51.701 matrículas, representando ¼ do total do sistema UNA-SUS, com taxa de conclusão de 30,69%, além de 297 alunos na primeira turma de especialização. O curso, inédito em vários aspectos, cumpriu, de maneira exitosa, os objetivos pactuados com o MS.

  • ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E FENÔMENOS SOCIAIS (I )
  • Educação (I02 )

  • ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E FENÔMENOS SOCIAIS (I )
  • Educação (I02 )
  • Educação Profissionalizante (I02.358 )


©2015 Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde da Universidade Federal de Pernambuco (UNA-SUS UFPE). Qualquer parte desta publicação pode ser reproduzida, desde que citada a fonte.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/24806
13/Apr/2022