FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Curso de especialização em saúde da família autoinstrucional da Universidade de Brasília
Trata-se de capítulo do livro "II Relato de experiências em tecnologias educacionais do Sistema UNA-SUS 2015". A educação a distância (EAD) propicia a possibilidade de autoformação e a disseminação de conhecimentos em larga escala, além de favorecer a interação entre pares e a troca de experiências. Iniciativas de estruturação de processos formativos, utilizando novas metodologias de ensino e aprendizagem, têm sido testadas, adaptadas e utilizadas na EAD. Os materiais autoinstrucionais aparecem como alternativa para viabilizar o processo ensino-aprendizagem com vistas à autossuficiência do aluno e devem buscar superar o modelo de educação centrado na transmissão de informações, levando o aluno a aprender a aprender; refletir e questionar; buscar soluções, reconstruir conceitos e aplicá-los no seu cotidiano de trabalho e a desenvolver competências que se manifestem na ação. O objetivo deste capítulo é apresentar a experiência da Universidade de Brasília em realizar VG no âmbito da Universidade Aberta do SUS, o Curso de Especialização em Saúde da Família, estruturado em módulos autoinstrucionais.


  • ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E FENÔMENOS SOCIAIS (I )
  • Educação (I02 )
  • Avaliação Educacional (I02.399 )

  • ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E FENÔMENOS SOCIAIS (I )
  • Educação (I02 )

  • DISCIPLINAS E OCUPAÇÕES (H )
  • Ocupações em Saúde (H02 )
© 2015 Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde da Universidade Federal de Pernambuco (UNA-SUS UFPE). Qualquer parte desta publicação pode ser reproduzida, desde que citada a fonte.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/24807
13/Apr/2022