FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Projeto de intervenção como impulsionador da integração ensino-serviço-comunidade
O objetivo deste capítulo é analisar as temáticas dos Projetos de Intervenção (PI), desenvolvidos pelos egressos da turma 4 do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família e suas interfaces com as Redes de Atenção à Saúde (RAS), priorizadas pelo Ministério da Saúde. Foram analisados os títulos e resumos dos 452 PI concluídos. As temáticas abordadas foram categorizadas em 3 eixos: Promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos; Assistência à saúde; Processo de trabalho das equipes de saúde. Dos PI analisados, 53,5% abordaram temáticas do eixo Promoção da saúde e prevenção; 32,5% foram referentes ao eixo Assistência à saúde; 2,5% abordaram assuntos alusivos ao eixo Processo de trabalho; e 11,5% abordaram outros temas. Em relação às RAS, apenas a Rede de Atenção às Urgências e Emergências e a de Cuidado à Pessoa com Deficiência não foram abordadas nos PI desenvolvidos.


  • ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E FENÔMENOS SOCIAIS (I )
  • Educação (I02 )
  • Educação não Profissionalizante (I02.233 )
  • Educação em Saúde (I02.233.332 )
  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Instituições de Saúde, Recursos Humanos e Serviços (N02 )
  • Serviços de Saúde (N02.421 )
  • Serviços Preventivos de Saúde (N02.421.726 )
  • Educação em Saúde (N02.421.726.407 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Atenção à Saúde (SP2 )
  • Serviços de Saúde (SP2.840 )
  • Serviços Preventivos de Saúde (SP2.840.385 )
  • VIGILÂNCIA SANITÁRIA (VS )
  • Sistema de Vigilância em Saúde (VS1 )
  • Política Nacional de Vigilância Sanitária (VS1.001 )
  • Política de Saúde (VS1.001.004 )

  • ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E FENÔMENOS SOCIAIS (I )
  • Educação (I02 )
  • Educação Profissionalizante (I02.358 )
© 2015 Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde da Universidade Federal de Pernambuco (UNA-SUS UFPE). Qualquer parte desta publicação pode ser reproduzida, desde que citada a fonte.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/25159
18/Apr/2022