FICHA TÉCNICA DO RECURSO

INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA MELHORAR O ESTADO DE SAÚDE EM PACIENTES COM DIABETES MELLITUS (DM) DO PSF PORTAL - POPULAR .
O diabetes mellitus é uma doença com altas taxas de incidência e de complicações. É considerada como importante problema de saúde pública no mundo. Gera anualmente altos custos econômicos e altas taxas de morbimortalidade, pois atinge pessoas em idades jovens e em vida produtiva. Na Unidade Básica de Saúde, Portal Popular, Matão, observa-se muitos diabéticos já com complicações como incapacidades físicas, visuais, renais, além de óbito em conseqüência do diabetes, e vê-se também o desconhecimento dos cuidados necessários para com esta doença. O objetivo deste trabalho será a realização de um estudo de intervenção educativa para verificar o nível de conhecimento dos pacientes diabéticos sobre a importância de atividades físicas e de uma alimentação saudável na sua doença. Será aplicado um questionário com perguntas referentes à doença. Com os resultados obtidos, será aplicado o plano de intervenção proposto baseando-se em encontros grupais, para ensinar os principais cuidados necessários para se ter um melhor controle da doença e será avaliado o nível de conhecimento alcançado pelos pacientes após a intervenção por meio de um novo questionário. Espera-se melhorar a saúde por meio de mudanças nos estilos de vida dos pacientes diabéticos do Portal -Popular.

  • PSIQUIATRIA E PSICOLOGIA (F )
  • Comportamento e Mecanismos Comportamentais (F01 )
  • Psicologia Social (F01.829 )
  • Estilo de Vida (F01.829.458 )
  • Estilo de Vida Saudável (F01.829.458.205 )
  • FENÔMENOS E PROCESSOS (G )
  • Fenômenos Fisiológicos (G07 )
  • Alimentos, Dieta e Nutrição (G07.203 )
  • Fenômenos Fisiológicos da Nutrição (G07.203.650 )
  • Dieta (G07.203.650.240 )

  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Atenção à Saúde (SP2 )

  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Ciências da Nutrição (SP6 )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/25304
20/Apr/2022