FICHA TÉCNICA DO RECURSO

VISITA DOMICILIAR: OTIMIZAÇÃO E ESTRATIFICAÇÃO DA ASSISTÊNCIA EM DOMICÍLIO
A visita domiciliar faz parte da Atenção Primária à Saúde visando atender às necessidades de acolhimento da população que se encontram, de forma temporária ou permanente, incapacitadas para o deslocamento aos centros de saúde. Com a implantação da Estratégia de Saúde da Família a assistência domiciliar está deixando de ser uma assistência pontual com contexto exclusivamente sanitários e passou a ser parte de um processo de cuidado continuado, integral e multidisciplinar, ampliando para além dos cuidados sanitários como também assistenciais e sociais, inserindo-se dentro de uma lógica da vigilância à saúde. Diante dessa nova abordagem a forma de organizar as visitas domiciliares também tiveram que ser revistas. E uma das novas formas de organizar é a utilização da escala de Coelho. Essa escala, tem como base a ficha de cadastro familiar- ficha A do SIAB, a qual retiram-se informações consideradas como sentinelas para avaliação das situações do cotidiano em que as famílias possam estar expostas, fazendo assim uma pontuação de risco familiar. Através disso podemos organizar a demanda e trazer uma visão mais sensível e objetiva para seleção das famílias. Esse projeto terá como objetivo implantar a escala de Coelho no Centro de Saúde São Marcos com vistas a aprimorar a organização das visitas domiciliares, sendo uma demanda cada vez mais crescente. A utilização da escala em tese é de fácil aplicação por já conter elementos familiares dos profissionais de saúde não demandando uma nova capacitação, apenas orientando a existência dessa nova ferramenta. Espera-se com a aplicação desse projeto que a Escala de Coelho seja inserido como prática diária da equipe, criar um banco de informação de uso compartilhado, revisão periódica e atualização do Banco de Informação em reuniões de equipe de acordo com a realidade de cada risco ou percepção de mudanças feitas pelos profissionais de saúde, melhoria da distribuição de recursos humanos e ações preventivas, e aumento da sensibilidade e especificidade do olhar da equipe frente a população adstrita.

  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Administração de Serviços de Saúde (N04 )
  • Administração dos Cuidados ao Paciente (N04.590 )
  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde (N05 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • VIGILÂNCIA SANITÁRIA (VS )
  • Vigilância de Serviços de Saúde (VS3 )

  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Administração de Serviços de Saúde (N04 )
  • Administração dos Cuidados ao Paciente (N04.590 )

  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Instituições de Saúde, Recursos Humanos e Serviços (N02 )
  • Serviços de Saúde (N02.421 )

  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Administração de Serviços de Saúde (N04 )
  • Organização e Administração (N04.452 )
  • Prática Profissional (N04.452.758 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Atenção à Saúde (SP2 )
  • Assistência Domiciliar (SP2.140 )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/26240
25/Apr/2022