FICHA TÉCNICA DO RECURSO
CAPACITAR PARA BEM ACOLHER
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Ao vivenciarmos diariamente a constante, cansativa e desgastante demanda espontânea maior que a capacidade de atendimentos médico, de enfermeiro e técnicos de enfermagem despreparados, em reunião de equipe levantamos este tema e detectamos que toda a equipe encontrava-se perdida sem saber como abordar e gerenciar esta demanda. Então surgiu a idéia de abordarmos este assunto e nos deparamos com a insegurança dos colaboradores ao não saberem para onde e como destinar os clientes. Resolvemos realizar às sextas-feiras ao final das reuniões semanais de equipe uma capacitação sobre o acolhimento às demandas abordando as principais queixas, ilustranto e explicando cada uma de forma clara e com linguagem simples para entendimento de todos. Esperamos que após a capacitação cada profissional deva estar apto á identificar para onde encaminhar cada caso e conscientizando que o acolhimento pode ser realizado de forma holística e empática por qualquer profissional da equipe afim de dar ao cidadão que busca a ESF a certeza de que sua queixa e seu problema serão de fato solucionados mesmo que não naquele exato instante, mas ser ouvido e as vezes agendado para o próximo horário ou dia sem ansiedade e destinado ao profissional adequado ao quadro neste momento. Acreditamos que com isso iremos diminuir o tempo de espera pelo atendimento e consequentemente gerar mais segurança, elo e contentamento do usuário. Para a capacitação fizemos uso dos Cadernos de Atençào Básica ( Acolhimento a Demanda Espontânea ) Volumes I e II.
Palavras-chave DeCS (clique para expandir a hierarquia):
VS3.004.001.002:Capacitação
N04.590.374.350:Acesso aos Serviços de Saúde
SP2.157.108:Acolhimento.
- VIGILÂNCIA SANITÁRIA (VS )
- Vigilância de Serviços de Saúde (VS3 )
- Mão de Obra em Saúde (VS3.004 )
- Pessoal de Saúde (VS3.004.001 )
- ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
- Administração de Serviços de Saúde (N04 )
- Administração dos Cuidados ao Paciente (N04.590 )
- Atenção à Saúde (N04.590.374 )
- ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
- Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde (N05 )
- Atenção à Saúde (N05.300 )
- SAÚDE PÚBLICA (SP )
- Políticas, Planejamento e Administração em Saúde (SP1 )
- Política de Saúde (SP1.852 )
- SAÚDE PÚBLICA (SP )
- Atenção à Saúde (SP2 )
- SAÚDE PÚBLICA (SP )
- Direito Sanitário (SP9 )
- Controle Social Formal (SP9.242 )
- Direitos Humanos (SP9.242.315 )
- Direito à Saúde (SP9.242.315.475 )
Termos de uso:
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
Data de submissão:
25/Apr/2022
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