FICHA TÉCNICA DO RECURSO

CAPACITAR PARA BEM ACOLHER
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
Demanda Reprimida
Estratégia Saúde da Família
(dc.contributor.author )
TAVEIROS, Flávia Rodrigues Arantes
(dc.date.accepted )
2022.0
(dc.date.available )
2022-04-25T14:38:44Z
(dc.date.accessioned )
2022-04-25T14:38:44Z
(dc.rights.holder )
Universidade Federal de São Paulo
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/26808
(dc.language.iso )
Pt-BR
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
(dc.contributor.advisor )
VIEIRA, Edimeia Ribeiro Alves
(dc.location.country )
BRA
Brasil
(dc.subject.decs )
N04.590.374.350:Acesso aos Serviços de Saúde
SP2.157.108:Acolhimento.
VS3.004.001.002:Capacitação
(dc.rights.type )
Autorização para TCC
(dc.description.abstract )
Ao vivenciarmos diariamente a constante, cansativa e desgastante demanda espontânea maior que a capacidade de atendimentos médico, de enfermeiro e técnicos de enfermagem despreparados, em reunião de equipe levantamos este tema e detectamos que toda a equipe encontrava-se perdida sem saber como abordar e gerenciar esta demanda. Então surgiu a idéia de abordarmos este assunto e nos deparamos com a insegurança dos colaboradores ao não saberem para onde e como destinar os clientes. Resolvemos realizar às sextas-feiras ao final das reuniões semanais de equipe uma capacitação sobre o acolhimento às demandas abordando as principais queixas, ilustranto e explicando cada uma de forma clara e com linguagem simples para entendimento de todos. Esperamos que após a capacitação cada profissional deva estar apto á identificar para onde encaminhar cada caso e conscientizando que o acolhimento pode ser realizado de forma holística e empática por qualquer profissional da equipe afim de dar ao cidadão que busca a ESF a certeza de que sua queixa e seu problema serão de fato solucionados mesmo que não naquele exato instante, mas ser ouvido e as vezes agendado para o próximo horário ou dia sem ansiedade e destinado ao profissional adequado ao quadro neste momento. Acreditamos que com isso iremos diminuir o tempo de espera pelo atendimento e consequentemente gerar mais segurança, elo e contentamento do usuário. Para a capacitação fizemos uso dos Cadernos de Atençào Básica ( Acolhimento a Demanda Espontânea ) Volumes I e II.
(dc.rights.license )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
CAPACITAR PARA BEM ACOLHER