FICHA TÉCNICA DO RECURSO

ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL DE USUÁRIO COM HIPERTENSÃO E DIABETES PREDISPOSTO À DOENÇA CARDIOVASCULAR: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
(dc.format.description )
Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade Projeto de Intervenção elaborado e apresentado ao Curso de Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família, vinculado à Escola de Enfermagem - EENF da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, como um dos requisitos obrigatórios para a obtenção do grau de Especialista em Gestão do Cuidado em Saúde da Família.
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Diabetes
Doenças Crônicas
Hipertensão
Promoção da Saúde
(dc.contributor.author )
Lima, Lidiane Galdino de
(dc.date.accepted )
2022-03-09
(dc.date.available )
2022-05-05T13:46:18Z
(dc.date.accessioned )
2022-05-05T13:46:18Z
(dc.rights.holder )
LIDIANE GALDINO DE LIMA
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/27091
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
(dc.contributor.advisor )
Oliveira, Keila Cristina Pereira do Nascimento
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Álcool
Doenças Crônicas
Hábitos de Vida
(dc.subject.decs )
Doença Crônica
(dc.rights.type )
Autorização de uso
(dc.description.abstract )
Este trabalho aborda questões inerentes ao estilo de vida dos usuários com hipertensão e diabetes que estão predispostos à doença cardiovascular. Assim, o objetivo desse estudo é apresentar um projeto de intervenção relacionado ao estilo de vida saudável de usuário com hipertensão e diabetes predisposto à doença cardiovascular em uma Unidade Básica de Saúde do município de Arapiraca no estado de Alagoas. Trata-se de um estudo intervencionista, com elaboração de uma proposta sobre o Incentivo a alimentação saudável, propondo o estímulo a prática de atividade física, descrevendo uma proposta de acompanhamento mensal dos usuários e elaborar uma proposta com orientações multiprofissional quanto aos riscos cardiovasculares. Para o desenvolvimento dessa proposta foi utilizado o Planejamento Estratégico Situacional da Unidade de Saúde para estimativa rápida dos problemas observados e definição do problema prioritário, dos nós críticos e das ações. Foram realizadas reuniões com a equipe multiprofissional posteriormente coletado os dados referentes aos nós críticos, utilizados para a elaboração do plano de intervenção, após essa etapa supracitada concluída, realizou-se uma revisão bibliográfica para elaboração deste trabalho. Espera-se que com essa intervenção os indivíduos tenham um estilo de vida mais saudável, com alimentação adequada, práticas de atividade física, r (...)
(dc.rights.license )
Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) a disponibilizar e distribuir a obra em acesso aberto, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e download, em caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, em repositórios digitais.
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL DE USUÁRIO COM HIPERTENSÃO E DIABETES PREDISPOSTO À DOENÇA CARDIOVASCULAR: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO