FICHA TÉCNICA DO RECURSO

DOENÇAS CRÔNICAS DIRETAMENTE RELACIONADAS AO ESTILO DE VIDA INADEQUADO: proposta de abordagem multiprofissional
(dc.format.description )
Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade Projeto de Intervenção elaborado e apresentado ao Curso de Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família, vinculado à Escola de Enfermagem - EENF da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, como um dos requisitos obrigatórios para a obtenção do grau de Especialista em Gestão do Cuidado em Saúde da Família.
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
Diabetes
Doenças Crônicas
Hipertensão
(dc.contributor.author )
SOUZA, LEILA THAYNÁ DE ALMEIDA MENEZES
(dc.date.accepted )
2021-03-10
(dc.date.available )
2022-05-13T17:58:52Z
(dc.date.accessioned )
2022-05-13T17:58:52Z
(dc.rights.holder )
LEILA THAYNÁ DE ALMEIDA MENEZES SOUZA
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/27108
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
(dc.contributor.advisor )
Souza, Elizabeth Moura Soares de
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Atenção Primária à Saúde
Diabetes
Doenças Crônicas
Hipertensão
Qualidade de Vida
(dc.subject.decs )
Atenção Primária à Saúde
Diabetes Mellitus
Doença Crônica
Hipertensão
Qualidade de Vida
(dc.rights.type )
Autorização de uso
(dc.description.abstract )
As doenças crônicas, como Diabetes e Hipertensão Arterial constituem a principal causa de morbimortalidade na população brasileira. Há vários fatores de risco que aumentam a probabilidade de sua ocorrência e geralmente estão relacionados à qualidade de vida.Este trabalho tem o objetivo de elaborar um projeto de intervenção para auxiliar na melhoria do estilo e qualidade de vida dos pacientes diabéticos e hipertensos do povoado Mata Verde. Esta proposta se fundamentou no Planejamento Estratégico Situacional e em pesquisa bibliográfica, na Biblioteca Virtual em Saúde e outros sites onde foi pesquisado o tema em questão. Com base no levantamento realizado pela equipe, elaborou-se um plano de intervenção, onde os nós críticos foram identificados e classificados, de acordo com o seu grau de urgência para serem enfrentados. O plano em questão tem como base a prevenção e promoção de saúde e o foco principal será a diminuição dos fatores modificáveis, através de hábitos saudáveis, como exercícios físicos e boa alimentação.Esperamos que com essa proposta de intervenção, a equipe consiga orientar, educar e conscientizar esses pacientes, sobre os benefícios de possuir um estilo de vida saudável, contando para isso com o apoio da comunidade, das entidades sociais e governamentais.
(dc.rights.license )
Na qualidade de titular dos direitos autorais da obra citada, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) a disponibilizar e distribuir a obra em acesso aberto, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e download, em caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais, em repositórios digitais.
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
DOENÇAS CRÔNICAS DIRETAMENTE RELACIONADAS AO ESTILO DE VIDA INADEQUADO: proposta de abordagem multiprofissional