FICHA TÉCNICA DO RECURSO
SAÚDE BUCAL PARA ESCOLARES: INSERÇÃO DO PROGRAMA EM UMA ESCOLA DO DISTRITO BOCAJÁ – MUNICÍPIO DE LAGUNA CARAPÃ-MS
Acervo
(dc.type
)
Trabalho de conclusão de curso
Área temática
(dc.subject.classification
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Saúde Bucal
Autor
(dc.contributor.author
)
Araujo, Cleany Dos Santos
Data de aceitação
(dc.date.accepted
)
2014-09-30
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2016-06-25T00:52:26Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2016-06-25T00:52:26Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
CLEANY DOS SANTOS ARAUJO
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/3377
Extensão
(dc.format.extent
)
18
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Orientador
(dc.contributor.advisor
)
CORREA, SILVANA DIAS
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave (em linguagem natural)
(dc.subject.keyword
)
Escolares
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Educação em Saúde
Saúde Bucal
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Termo de Cessão UNA-SUS
Resumo
(dc.description.abstract
)
A educação em saúde realizada no ambiente escolar pode favorecer o envolvimento da criança ao construir novos conhecimentos, facilitando assim a mudança de hábitos, sendo a doença cárie um grave problema de saúde pública mais prevalente que afete o ser humano aliado à falta de conhecimento e informação dos escolares e seus cuidadores, torna-se ainda um problema maior. Verificou-se através de dados odontológicos municipais que uma significativa parcela dos alunos matriculados na Escola Municipal Delfino Vieira, município de Laguna Carapã, nunca tiveram acesso à Saúde Bucal. Essa realidade demonstrou a necessidade de elaborar um projeto de intervenção especialmente voltado à Saúde Bucal desses escolares. Objetivou-se introduzir neste contexto, a Educação em Saúde, considerando o baixo custo e as possibilidades de impacto odontológico no âmbito público e coletivo. Foram utilizados recursos lúdicos, que despertassem o interesse dos alunos, pais e cuidadores sensibilizando-os sobre a importância da saúde bucal. Além disso, foram realizadas a evidenciação de placa bacteriana e a escovação supervisionada nos escolares. Através do exame clínico simplificado, dependendo da necessidade as crianças foram encaminhadas à USF para tratamento restaurador. Observou-se êxito no trabalho onde foi desenvolvido o conhecimento da doença cárie, sensibilização das pessoas envolvidas a participarem dos processos educativos e desenvolvimento da co-responsabilidade do indivíduo pela saúde bucal da criança sob seus cuidados, assim reduzindo a prevalência de cárie e outras doenças da cavidade oral dos escolares da área adstrita.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
Leitura, impressão e download, para fins não comerciais.
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Trabalho de conclusão de curso
Título
(dc.title
)
SAÚDE BUCAL PARA ESCOLARES: INSERÇÃO DO PROGRAMA EM UMA ESCOLA DO DISTRITO BOCAJÁ – MUNICÍPIO DE LAGUNA CARAPÃ-MS
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