FICHA TÉCNICA DO RECURSO

SAÚDE BUCAL PARA ESCOLARES: INSERÇÃO DO PROGRAMA EM UMA ESCOLA DO DISTRITO BOCAJÁ – MUNICÍPIO DE LAGUNA CARAPÃ-MS
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
Saúde Bucal
(dc.contributor.author )
Araujo, Cleany Dos Santos
(dc.date.accepted )
2014-09-30
(dc.date.available )
2016-06-25T00:52:26Z
(dc.date.accessioned )
2016-06-25T00:52:26Z
(dc.rights.holder )
CLEANY DOS SANTOS ARAUJO
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/3377
(dc.format.extent )
18
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
(dc.contributor.advisor )
CORREA, SILVANA DIAS
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Escolares
(dc.subject.decs )
Educação em Saúde
Saúde Bucal
(dc.rights.type )
Termo de Cessão UNA-SUS
(dc.description.abstract )
A educação em saúde realizada no ambiente escolar pode favorecer o envolvimento da criança ao construir novos conhecimentos, facilitando assim a mudança de hábitos, sendo a doença cárie um grave problema de saúde pública mais prevalente que afete o ser humano aliado à falta de conhecimento e informação dos escolares e seus cuidadores, torna-se ainda um problema maior. Verificou-se através de dados odontológicos municipais que uma significativa parcela dos alunos matriculados na Escola Municipal Delfino Vieira, município de Laguna Carapã, nunca tiveram acesso à Saúde Bucal. Essa realidade demonstrou a necessidade de elaborar um projeto de intervenção especialmente voltado à Saúde Bucal desses escolares. Objetivou-se introduzir neste contexto, a Educação em Saúde, considerando o baixo custo e as possibilidades de impacto odontológico no âmbito público e coletivo. Foram utilizados recursos lúdicos, que despertassem o interesse dos alunos, pais e cuidadores sensibilizando-os sobre a importância da saúde bucal. Além disso, foram realizadas a evidenciação de placa bacteriana e a escovação supervisionada nos escolares. Através do exame clínico simplificado, dependendo da necessidade as crianças foram encaminhadas à USF para tratamento restaurador. Observou-se êxito no trabalho onde foi desenvolvido o conhecimento da doença cárie, sensibilização das pessoas envolvidas a participarem dos processos educativos e desenvolvimento da co-responsabilidade do indivíduo pela saúde bucal da criança sob seus cuidados, assim reduzindo a prevalência de cárie e outras doenças da cavidade oral dos escolares da área adstrita.
(dc.rights.license )
Leitura, impressão e download, para fins não comerciais.
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
SAÚDE BUCAL PARA ESCOLARES: INSERÇÃO DO PROGRAMA EM UMA ESCOLA DO DISTRITO BOCAJÁ – MUNICÍPIO DE LAGUNA CARAPÃ-MS