FICHA TÉCNICA DO RECURSO

O conhecimento e a realidade
O objeto inicia definindo o termo conhecimento e ressalta que nem todo conhecimento é científico, atentando para o fato de aquilo que se conhece, refere-se ao que é chamado de dado, e coloca a definição de dado como símbolo ou código decifrável por quem conhece seus significados, portanto, serve como base ou fonte de informações, explanando ainda que uma informação seria o que é gerado a partir da decodificação de dados. Segue definindo fenômeno, e mostra a diferença entre este e o mundo em si, e conclui que a investigação científica ocupa-se da experiência humana, e não da verdade em si. Cita exemplo da interpretação de dados e conclusões sobre informação derivada destes, e ainda explica o processo comunicativo que informa ao outro algo registrado, além de suas implicações na possibilidade de compartilhar saberes. Segue descrevendo o que é comunicação e questiona ainda a relação entre dados, informações e conhecimento. Termina concluindo de que o conhecimento tem a característica de poder ser apreendido por outras pessoas, e quando os dados são organizados e possibilitam informações que tenham alguma aplicação, servem como base para a construção do conhecimento e ao final coloca uma lista dos tipos de conhecimento que existem. Unidade 1 do módulo 19 que compõe o Curso de Especialização em Saúde da Família.

  • TÉCNICAS E EQUIPAMENTOS ANALÍTICOS, DIAGNÓSTICOS E TERAPÊUTICOS (E )
  • Técnicas de Pesquisa (E05 )
  • Métodos (E05.581 )
  • DISCIPLINAS E OCUPAÇÕES (H )
  • Disciplinas das Ciências Naturais (H01 )
  • Ciência (H01.770 )
  • Pesquisa (H01.770.644 )
  • CIÊNCIA E SAÚDE (SH )
  • Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (SH1 )
  • Atividades Científicas e Tecnológicas (SH1.020 )
  • Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico (SH1.020.010 )

http://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/401
28/Oct/2012