FICHA TÉCNICA DO RECURSO

O conhecimento e a realidade
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
(dc.contributor.author )
Boing, Alexandra Crispim
Boing, Antonio Fernando
Coelho, Elza Berger Salema
Freitas, Sérgio Fernando Torres de
Moretti-Pires, Rodrigo Otávio
Nazário, Nazaré Otília
Prado, Marta Lenise do
Reibnitz, Kenya Schmidt
(unasus.evaluation )
2010::Alunos Turma A::user
2010::Eleonora Milano Falcão Vieira::expert
2010::Giovana Schuelter::expert
2010::Rosângela Leonor Goulart::expert
2010::Sheila Rubia Lindner::expert
(unasus.typicalLearningTime )
2h30min
(dc.date.issued )
2011
(dc.date.available )
2012-10-28T10:54:31Z
(dc.date.accessioned )
2012-10-28T10:54:31Z
(dc.contributor.graphicalDesigner )
Franke, Felipe Augusto
Schuelter, Francielli
Schuelter, Giovana
Silva, Natália de Gouvêa
(dc.contributor.instructionalDesigner )
Bortolato, Márcia Melo
(dc.rights.holder )
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
(dc.identifier.uri )
http://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/401
(dc.format.extent )
Unidade 1 do módulo 19 que compõe o Curso de Especialização em Saúde da Família. Arquivo .zip contendo página html com recursos de texto, imagens e animações em flash.
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
(dc.audience.educationLevel )
Educação superior
(unasus.educationalDescription )
Conhecer sobre a relação dado, informação, conhecimento para entender sua real aplicação na investigação científica.
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.decs )
Metodologia
Projetos de Pesquisa
(dc.description.sponsorship )
Ministério da Saúdes/OPAS/OMS
(dc.audience.context )
Profissionais que atuam na Estratégia Saúde da Família de Santa Catarina
(dc.audience.occupation )
Cirurgiões-dentistas
Enfermeiro
Médicos clínicos
(dc.rights.type )
Cessão parcial não exclusiva
(unasus.technicalRequirement )
Para a visualização desse recurso é necessário navegador que suporte html4 ou superior e Adobe Flash Player.
(dc.description.abstract )
O objeto inicia definindo o termo conhecimento e ressalta que nem todo conhecimento é científico, atentando para o fato de aquilo que se conhece, refere-se ao que é chamado de dado, e coloca a definição de dado como símbolo ou código decifrável por quem conhece seus significados, portanto, serve como base ou fonte de informações, explanando ainda que uma informação seria o que é gerado a partir da decodificação de dados. Segue definindo fenômeno, e mostra a diferença entre este e o mundo em si, e conclui que a investigação científica ocupa-se da experiência humana, e não da verdade em si. Cita exemplo da interpretação de dados e conclusões sobre informação derivada destes, e ainda explica o processo comunicativo que informa ao outro algo registrado, além de suas implicações na possibilidade de compartilhar saberes. Segue descrevendo o que é comunicação e questiona ainda a relação entre dados, informações e conhecimento. Termina concluindo de que o conhecimento tem a característica de poder ser apreendido por outras pessoas, e quando os dados são organizados e possibilitam informações que tenham alguma aplicação, servem como base para a construção do conhecimento e ao final coloca uma lista dos tipos de conhecimento que existem. Unidade 1 do módulo 19 que compõe o Curso de Especialização em Saúde da Família.
(dc.rights.license )
http://unasus.ufsc.br/saudedafamilia/files/2012/06/termo_de_cessao_de_direitos_autorais.pdf
(unasus.learningResourceType )
Material multimídia
(dc.title )
O conhecimento e a realidade
(dc.identifier )
https://unasus.moodle.ufsc.br/file.php/49/Online_0206/un1/obj1.html
(dc.description.version )
1.0