FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Caso Geraldo: análise de caso clínico da dengue
(dc.type )
Material multimídia
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
Doenças Infecciosas
Epidemiologia
Políticas de Saúde e Planejamento
Vigilância em Saúde
Vigilância em Saúde
(dc.contributor.author )
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde - UNA-SUS
(unasus.evaluation )
2012::Secretaria de Vigilância em Saúde::expert
2012::Secretaria de Vigilância em Saúde::expert
2012::Secretaria de Vigilância em Saúde::expert
(unasus.typicalLearningTime )
15min
(dc.contributor.contentProvider )
Freitas, Mariella Bontempo Duca de
Moura, Alexandre Sampaio
Pereira, Rodrigo Pastor Alves
(dc.date.issued )
2012
(dc.date.available )
2012-11-06T01:05:54Z
(dc.date.accessioned )
2012-11-06T01:05:54Z
(dc.contributor.graphicalDesigner )
Gontijo, Lauro
(dc.contributor.instructionalDesigner )
Menezes, Bárbara Bontempo de
(dc.rights.holder )
Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde
(dc.identifier.uri )
http://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/417
(dc.format.extent )
Créditos de produção do curso Tecnologias da informação: Onivaldo Rosa Junior Desenvolvimento de interface: Márcio Henrique Sanchez Prates Souza Revisão editorial: Sérgio Gaudêncio Edição de mídia: Conceição Afonso, Daniel Araújo Edição Moodle: Eduardo Xavier
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Secretaria Executiva da UNA-SUS
(dc.audience.educationLevel )
Educação superior
(unasus.educationalDescription )
Identificar os sinais de alarme na dengue Classificar o paciente com dengue que apresenta sinais de alarme. Interpretar o hemograma de um paciente com dengue. Calcular adequadamente o volume de hidratação de um paciente com suspeita de dengue que apresenta sinais de alarme. Adequar o volume de hidratação parenteral de um paciente com dengue nas primeiras 48 horas.
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Doença infecciosa
(dc.subject.decs )
Atenção Primária à Saúde
Dengue
Infecções por Arbovirus
Saúde Ambiental
Viroses
(dc.audience.context )
Médicos e enfermeiros da atenção básica e de urgência e emergência.
(dc.audience.occupation )
Enfermeiros e afins
Médicos clínicos
Médicos em medicina diagnóstica e terapêutica
(dc.rights.type )
Termo de cessão padrão UNA-SUS
(unasus.technicalRequirement )
ESTES PACOTES RODAM APENAS COM BASE EM LMS JUNTO COM SCORM E CONTÉM OS CASOS CLÍNICOS DO CURSO DE ATUALIZAÇÃO DO MANEJO CLÍNICO DA DENGUE 2011 DATA DOS PACOTES: 17/05/2012 COMO IDENTIFICAR OS PACOTES: - As primeiras letras identificam o estado de desenvolvimento do objeto, sendo eles: Alpha (ALP - inicio de desenvolvimento); Beta (BTA - Fase de desenvolvimento intermediário); Realse Candidate (RC - Possível versão antes da conclusão do desenvolvimento); Release To Costumer ou Release to Manufacturing (RTC ou RTM - objeto concluido ou pronto para o usuário final). - Após, terá o milestone da versão onde tem o acréscimo de recursos novos ou relevantes para o build, identificado com M0, onde "0" é a versão do milestone. - Seguindo, teremos o número do build da versão, identificado com B000, onde "000" é o número de vezes que o pacote foi fechado até a versão atual. - Identificamos a versão final em V0, onde "0" é o numero da versão do pacote. - Para finalizar, os pacotes identificados como OPN são os códigos-fonte do objeto final, PKG são pacotes de SCORM para LMS com interação de usuário e troca de dados, PKGX é o pacote específico para LMS sem interação de usuário registrado, possível de pular etapas durante o progresso, caso liberado no LMS em uso e OFF para pacotes SCORM para conteúdo totalmente offline.
(dc.description.abstract )
Caso clínico do Curso de Atualização do Manejo Clínico da Dengue, ofertado pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde - UNASUS. Apresenta caso de paciente com quadro clínico suspeito de dengue, inicialmente classificado como A, mas que evolui com aparecimento de um sinal de alarme importante, a dor abdominal (Quintanilha, 2010; Vita et al., 2009). O Sr. Geraldo é então classificado como C e passa a receber hidratação venosa. O caso discute o volume da hidratação, tanto na fase de expansão (20 ml/kg/h nas primeiras duas horas) quanto na fase de manutenção, na qual o volume precisa ser reduzido para 25 ml/kg em 6 horas e a necessidade de manter hidratação parenteral por pelo menos 48h. Ressalta também a importância do acompanhamento periódico do hematócrito para ajustes do volume de hidratação, evitando-se assim a sobrecarga hídrica que pode resultar em congestão ou a administração insuficiente de líquidos que pode levar à hipotensão ou ao choque.
(dc.rights.license )
Pelo presente instrumento o CEDENTE, titular dos direitos autorais, cede e transfere ao CESSIONÁRIO os direitos autorais patrimoniais referentes às OBRAS especificadas neste Termo, de acordo com a Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. A transferência é concedida em caráter parcial e não exclusivo, não havendo impedimento para que o TITULAR utilize as obras como desejar, inclusive comercialmente. A cessão objeto deste Termo abrange o direito da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde – UNA-SUS de utilizar as OBRAS sob as modalidades existentes, tais como exibição, reprodução, distribuição, transferência e criação de obras derivadas, sendo vedada qualquer utilização com finalidade lucrativa. As OBRAS acima listadas estarão disponíveis em Acesso Aberto, na rede mundial de computadores – internet, por meio de sítio mantido pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde – UNA-SUS e no Acervo de Recursos Educacionais em Saúde – ARES - do Sistema Universidade Aberta do SUS – UNA-SUS, estratégia do Ministério da Saúde para disseminação de materiais didáticos para educação a distância. O Cedente também autoriza a distribuição das obras para os acervos científicos e educacionais de outros órgãos públicos, organizações de cooperação internacional ou entidades sem fins lucrativos. A referência ao nome do autor, seu pseudônimo ou sinal convencional, indicado ou anunciado, que constitui um direito moral do autor, será respeitado sempre que as referidas obras forem veiculadas ou utilizadas. O CEDENTE assume ampla e total responsabilidade civil e penal, quanto ao conteúdo, citações, referências e outros elementos que fazem parte da(s) OBRA(s). A cessão dos direitos autorais relativos às OBRAS é por prazo indeterminado, a não ser que uma das partes notifique a outra, por escrito, com a antecedência mínima de 90 (noventa dias). Fica designado o foro da Justiça Federal, da Seção Judiciária do Distrito Federal, para dirimir quaisquer dúvidas relativas ao cumprimento deste instrumento, desde que não possam ser superadas pela mediação administrativa.
(unasus.learningResourceType )
SCORM
(dc.title )
Caso Geraldo: análise de caso clínico da dengue
(dc.identifier )
http://moodle.unasus.gov.br/portfolio/course/view.php?id=4&username=guest&password=guest&testcookies=1
(dc.description.version )
1