FICHA TÉCNICA DO RECURSO
INTERVENÇÃO EDUCATIVA EM PACIENTES HIPERTENSOS NA ESF MANOEL LARA,PRIMAVERA DE RONDONIA-RO
Acervo
(dc.type
)
Trabalho de conclusão de curso
Área temática
(dc.subject.classification
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Doenças Crônicas
Educação em Saúde
Hipertensão
Promoção da Saúde
Autor
(dc.contributor.author
)
Marcineira, Even Roberto Garcia
Data de aceitação
(dc.date.accepted
)
2015-06-30
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2016-10-05T13:26:19Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2016-10-05T13:26:19Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
EVEN ROBERTO GARCIA MARCINEIRA
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/4214
Extensão
(dc.format.extent
)
29
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Orientador
(dc.contributor.advisor
)
SANTOS, DANIELA MARGOTTI DOS
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave (em linguagem natural)
(dc.subject.keyword
)
Estratégia de Saúde da Família
Fatores de risco.
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Educação em Saúde
Hipertensão
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Autorização (para TCC)
Resumo
(dc.description.abstract
)
A hipertensão arterial sistêmica é uma doença assintomática, crônica, mas relativamente fácil de detectar, no entanto, pode apresentar complicações graves e fatais quando não tratada precocemente. Sabendo da gravidade dessa situação, a ESF Manoel Lara resolveu criar ações educativas para os hipertensos, com o objetivo de desenvolver uma estratégia de intervenção educativa em pacientes com hipertensão arterial. O projeto de intervenção contou com a participação dos profissionais da ESF, sendo: médica, enfermeira, odontóloga, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, e dos profissionais da equipe NASF, presentes em um dos encontros. Foram realizados seis encontros, semanalmente, dos quais participaram 20 pacientes.Antes das atividades educativas os conhecimentos foram em grande número inadequados, depois se demonstrou um aumento com efeito significativo. Na metodologia ocorreram rodas de conversa e depoimentos. Através da avaliação dos depoimentos colhidos nos encontros, concluiu-se que a intervenção foi efetiva em aumentar o conhecimento dos pacientes e responsavelmente assumir a sua doença, recomendando prolongar o estudo para outras áreas e elevar o conhecimento da doença, reforçando o controle adequado e permanente dos fatores de risco para a hipertensão arterial.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
Leitura, impressão e download, para fins não comerciais
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Trabalho de conclusão de curso
Título
(dc.title
)
INTERVENÇÃO EDUCATIVA EM PACIENTES HIPERTENSOS NA ESF MANOEL LARA,PRIMAVERA DE RONDONIA-RO
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