FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Educação permanente no cotidiano das equipes de Saúde da Família: possibilidades de ensinar e aprender
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Resumo:
O presente estudo delineia as concepções da educação permanente em saúde, sua importância, possibilidades e desafios no âmbito das equipes de saúde da família. Tem como objetivo identificar a percepção dos profissionais acerca do tema e possibilitar o fortalecimento das ações produzidas no cotidiano das equipes de saúde, através da criação de espaços coletivos de reflexão, discussão e avaliação, tornando as unidades de saúde em um verdadeiro espaço de ensino-aprendizagem. Para o procedimento de investigação empírica foi realizada uma pesquisa utilizando-se de um questionário aplicado aos profissionais que compõe uma das três equipes de saúde da família do município de Araçuaí. Os dados revelam tratar-se de um grupo com pouca experiência profissional na rede de atenção básica em saúde. A maioria dos profissionais expressa conhecimentos sobre a prática da educação permanente e consideram um processo pedagógico de ensino-aprendizagem institucionalizado, que permite o desenvolvimento pessoal e profissional, porém pouco utilizado nas equipes.
Palavras-chave DeCS (clique para expandir a hierarquia):
Educação Continuada
Educação em Saúde
Gestão em Saúde
Estratégia Saúde da Família
- ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E FENÔMENOS SOCIAIS (I )
- Educação (I02 )
- Educação Profissionalizante (I02.358 )
- ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E FENÔMENOS SOCIAIS (I )
- Educação (I02 )
- Educação não Profissionalizante (I02.233 )
- ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
- Instituições de Saúde, Recursos Humanos e Serviços (N02 )
- Serviços de Saúde (N02.421 )
- Serviços Preventivos de Saúde (N02.421.726 )
Estratégia Saúde da Família
Data de submissão:
10/Oct/2016
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