FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Proposta de intervenção: melhoria do conhecimento de hipertensão arterial sistêmica, dos fatores de risco e da qualidade de vida - equipe 43, Contagem - Minas Gerais, 2015
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma doença crônica com uma elevada prevalência na população de todo o mundo e em especial na brasileira. Considerada um problema grave de saúde pública, é um fator de risco para outras doenças como: as cardiovasculares, as doenças renais e doenças cérebro vasculares. Segundo os dados doo sistema de informação da Atenção Básica do Distrito Ressaca, nossa equipe Industrial Equipe n. 43, contava com 971 hipertensos cadastrados em 2014, representando 26% da população maior de 15 anos afetada pela hipertensão e suas complicações, apresentando-se abaixo dos parâmetros de pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS). Diante desses dados consideramos importante fazer uma estratégia de educação para à saúde com informações e medidas preventivas eficientes, com o fim de melhorar conhecimentos sobre a doença e fatores de risco dos pacientes que sofrem de HAS e melhorar a qualidade de vida. Este trabalho tem como objetivo principal elaborar uma estratégia de intervenção para elevar conhecimentos sobre a doença, desenvolvendo um plano de intervenção que ajude a incrementar informações brindadas aos pacientes pelos profissionais e trabalhadores da equipe. A estratégia utilizada foi uma revisão dos protocolos de funcionamento das equipes de saúde na atenção primaria à saúde e análises da situação de saúde da área. Foi escolhido, um problema fundamental para trabalhar e definidos quatro "nós críticos" que dão solução para essa problemática selecionada. Concluiu-se que a elaboração do Plano de Intervenção (PI) melhorará os conhecimentos sobre a patologia em portadores, trabalhadores da equipe e gerentes de saúde, com isso se incrementará a qualidade de vida dos pacientes hipertensos, segundo preconizado pelo Ministério de Saúde.
Hipertensão
Doenças cardiovasculares
Atenção Primária à Saúde
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/5632
10/Oct/2016