FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Intervenção educativa no controle da hipertensão arterial
O presente trabalho objetiva uma proposta de intervenção para o controle da hipertensão arterial sistêmica, na área de abrangência da Equipe de Saúde da Família 32, da Unidade Básica de Saúde Arvoredo, em Contagem, Minas Gerais. É apresentada uma revisão das principais causas que influenciam negativamente no acompanhamento da hipertensão arterial sistêmica (HAS) na Atenção Primaria da Saúde (APS). Tendo em conta que a hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares, é grande a responsabilidade da equipe da saúde na atenção aos hipertensos. Objetivou-se, portanto, atuar na questão do conhecimento da Equipe de Saúde da Família e da comunidade na prevenção e controle da hipertensão arterial. Utilizando o método do Planejamento Estratégico Situacional são propostas, ações (projetos), produtos esperados, recursos necessários, responsáveis, cronograma e sistema de avaliação e acompanhamento para quatro nós críticos: pouca importância e desconhecimento dos gestores da saúde na implementação da Atenção Primária à Saúde; pouco conhecimento da importância da prevenção da hipertensão pelos integrantes da equipe e sua repercussão no individuo, família e sociedade; pouca cultura sanitária da população; desmotivação pelos profissionais da equipe da saúde, devido ao intenso trabalho e não planejamento das atividades e prioridade a demanda espontânea da população. Conclui-se que as ações educativas devem ser implementadas junto à equipe da saúde e à comunidade, considerando que elas podem influenciar no aprimoramento da assistência às pessoas hipertensas.

  • DOENÇAS (C )
  • Doenças Cardiovasculares (C14 )
  • Doenças Vasculares (C14.907 )

  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Administração de Serviços de Saúde (N04 )
  • Administração dos Cuidados ao Paciente (N04.590 )
  • Assistência Integral à Saúde (N04.590.233 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Atenção à Saúde (SP2 )
  • Níveis de Atenção à Saúde (SP2.630 )

https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/5713
10/Oct/2016