FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Plano de intervenção para formação de profissionais para implementação do Programa Saúde na Escola em um município do interior Alagoano
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Para substituir ações pontuais, a melhor estratégia que o setor da saúde pode contribuir para o setor educação, está estreitamente relacionada com o planejamento de ações integradas e articuladas. Para que haja efetivação desse pensamento é necessário um processo de atualização dos educadores, tanto profissionais da educação quanto profissionais de saúde, capacitando-os para ministrar o discurso sobre orientação à saúde de forma transversal e interdisciplinar na escola. Sabendo que a articulação intersetorial das redes públicas de saúde e de educação são essenciais para o desenvolvimento das ações do PSE, visto que esta articulação implica em melhoria das ações e ampliação do acesso ao serviço de saúde pelo público de crianças e adolescentes, faz-se necessário instrumentar os profissionais da equipe de saúde e da educação sobre as ações a serem realizadas pelo PSE. O objetivo desse trabalho é propor um plano de intervenção para capacitar os profissionais de Equipe de Saúde da Família e da Educação para planejar e executar as ações do PSE. Para a elaboração da proposta de intervenção, a metodologia utilizada foi o Método do Planejamento Estratégico Situacional (PES). É preciso uma permanente reflexão para que haja melhoria da qualidade da assistência prestada à comunidade, com ênfase no ambiente escolar, sendo necessário que seja realizado um projeto que objetive suprir essa carência e estabeleça uma estratégia para manter os profissionais sempre aptos a atuarem na Estratégia Saúde na Família.
Palavras-chave DeCS (clique para expandir a hierarquia):
Saúde Escolar
Estratégia Saúde da Família
Educação Continuada
Estratégia Saúde da Família
Educação Continuada
- ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E FENÔMENOS SOCIAIS (I )
- Educação (I02 )
- Educação Profissionalizante (I02.358 )
Data de submissão:
10/Oct/2016
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