FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Qualificação do atendimento aos idosos na Equipe Saúde da Família de Barra Preta, Jardim Alegre - PR
Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2015, a expectativa no Brasil, bem como em todo mundo, é de que existirão mais idosos que crianças abaixo de 15 anos, fenômeno esse nunca antes observado. (Cadernos de Atenção Básica – MS 2007). Junto ao aumento da população idosa e o aumento gradativo da expectativa de vida nos deparamos com doenças e agravos crônicos não transmissíveis de longa permanência, que requer acompanhamento constante, por parte da atenção primária e equipes de saúde. Antes do início da intervenção prestávamos atendimento básico à população idosa, não planejávamos seu cuidado continuado, ficando assim sem assisti-los até a próxima consulta que era procurada pelos mesmos; não conhecíamos sua realidade, nem suas fragilidades. O trabalho teve como intuito a Atenção Primária/Saúde da Família, melhorar as estratégias de acompanhamento e monitoramento da população idosa na comunidade da Barra Preta no município de Jardim Alegre – PR, com ações coletivas na comunidade, atividades em grupo, participação das redes sociais dos usuários, visitas domiciliares, enfim, uma gama de mudanças na forma de acolher e atender o idoso foram realizados, a fim de proporcionar um atendimento com qualidade e possivelmente uma velhice mais ativa e saudável. A metodologia utilizada para a implantação do projeto foi a planilha de coleta de dados disponibilizada pela universidade e preenchida somente pela especializanda, responsável pela intervenção e pelo acompanhamento do processo das ações. Como instrumento de apoio para coleta de dados foi utilizado ficha espelho, preenchida pelos agentes de saúde e pela enfermeira, nas visitas domiciliares, o trabalho de toda a equipe, com educação em saúde, visitas domiciliar anotado e acompanhado semanalmente na planilha eletrônica de coleta de dados. Os resultados alcançados após a intervenção foram excelentes, das 25 metas propostas alcançamos 20, 3 não foram alcançadas e 2 não se aplicavam porém foram realizadas. Entre os principais resultados alcançados podemos destacar a cobertura e cadastramento dos idosos, visitas domiciliares a 100% dos acamados ou com dificuldade de locomoção, implantação de visita domiciliar pela equipe de saúde bucal rastreamento de hipertensos para diabetes, entre outras metas. No final da intervenção podemos conhecer melhor a comunidade, e cada idoso individualmente, seus problemas, dificuldades, convívio social e fragilidades, prestando um atendimento diferenciado e com qualidade, mudando o conceito de atendimento e acompanhamento à população idosa da comunidade.

  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Características da População (N01 )
  • Saúde (N01.400 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Atenção à Saúde (SP2 )
  • Saúde (SP2.770 )
  • Saúde de Grupos Específicos (SP2.770.750 )

  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Administração de Serviços de Saúde (N04 )
  • Administração dos Cuidados ao Paciente (N04.590 )
  • Assistência Integral à Saúde (N04.590.233 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Atenção à Saúde (SP2 )
  • Níveis de Atenção à Saúde (SP2.630 )



  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Características da População (N01 )
  • Saúde (N01.400 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Atenção à Saúde (SP2 )
  • Saúde (SP2.770 )
Acesso aberto (leitura, impressão e download)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/6278
20/Oct/2016