FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Melhoria na atenção à saúde bucal de escolares do 6º ao 9º ano da Escola Estadual de Ensino Básico Genésio Pires, de responsabilidade da Estratégia Saúde da Família Itapuã, Viamão, RS
A temática saúde dos escolares foi escolhida como intervenção tanto porque se percebeu que esse era um grupo até então não incluído como prioridade pela ESF Itapuã, como pelo fato dessa faixa etária, do 6º ao 9º ano, necessitar de atividades educativas que possam fornecer subsídios para o autocuidado. Nessa perspectiva, foi realizada a intervenção nesta ação programática nos escolares da Escola Estadual Ensino Básico Genésio Pires, pertencente ao município de Viamão-RS, durante 16 semanas, com o objetivo de melhorar a cobertura e a atenção à saúde do escolar de uma instituição de responsabilidade da ESF Itapuã, Viamão/RS. As ações durante a intervenção foram norteadas por quatro eixos pedagógicos sugeridos pelo curso de especialização: organização e gestão do serviço, qualificação da prática clínica, monitoramento e avaliação, e engajamento público visando que princípios da APS, como a universalidade, equidade e integralidade fossem comtemplados. No período da intervenção, foram realizadas capacitações com os profissionais da UBS, a fim de prepará-los para um melhor atendimento à população do estudo, utilizando-se para tal o Manual Técnico para o uso de Fluoretos no Brasil e o Caderno de Atenção Básica nº 17, ambos do Ministério da Saúde. Participaram da intervenção cerca de 200 alunos. Todos os alunos participaram de um exame odontológico coletivo com finalidade epidemiológica etodos os estudantes moradores da área de abrangência tiveram primeira consulta odontológica programática e 100% dos alunos considerados alto risco também. Foram realizadas buscas ativas em 92,9% dos estudantes com primeira consulta odontológica faltosos às consultas. Os alunos participaram de uma escovação dental supervisionada e os que haviam sido considerados alto risco receberam gel fluoretado na escova. Dos alunos com primeira consulta programática, 83,6% tiveram seu tratamento dentário concluído. Todos os alunos moradores da área de abrangência tiveram seu registro atualizado em planilhas, fichas espelho e prontuários e 100% dos alunos matriculados nas séries participantes receberam orientações sobre cárie dental, nutrição saudável e orientações sobre higiene oral. O projeto proporcionou uma grande melhoria, tanto no atendimento aos escolares, melhorando o acesso e a adesão ao tratamento, e fornecendo subsídios para o autocuidado, quanto no estreitamento dos vínculos com a comunidade, além de ter proporcionado uma rica oportunidade de aprimoramento da prática clínica para toda a equipe.

  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Características da População (N01 )
  • Saúde (N01.400 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Atenção à Saúde (SP2 )
  • Saúde (SP2.770 )
  • Saúde de Grupos Específicos (SP2.770.750 )

  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Administração de Serviços de Saúde (N04 )
  • Administração dos Cuidados ao Paciente (N04.590 )
  • Assistência Integral à Saúde (N04.590.233 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Atenção à Saúde (SP2 )
  • Níveis de Atenção à Saúde (SP2.630 )

  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Características da População (N01 )
  • Saúde (N01.400 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Atenção à Saúde (SP2 )
  • Saúde (SP2.770 )
Escolar
Prevenção
Acesso aberto (leitura, impressão e download)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/6325
20/Oct/2016