FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Melhoria da Atenção aos Idosos na UBS Barro Duro, Pelotas/RS
Os idosos correspondem a 13,04% da população brasileira (BRASIL, 2010) e distinguem-se por ter várias características próprias do processo saúde-doença, bem como aspectos próprios relacionados à idade, patológicos – senilidade – e fisiológicos, com diminuição da reserva funcional - senescência (BRASIL, 2006). A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa define como porta de entrada dessa população a Atenção Básica, assim um Programa de Atenção à Pessoa Idosa deve fazer parte da rotina de uma Unidade Básica de Saúde. Dessa forma, foi realizado um trabalho de intervenção na Unidade de Saúde do Barro Duro, Pelotas/RS, inicialmente previsto pelo período de 16 semanas e efetivamente realizado no período de 12 semanas devido a contratempos e necessidade de adequação da intervenção à rotina do serviço, com o objetivo de melhorar a atenção à saúde da pessoa idosa. Utilizou-se para coleta, registro e cadastro ficha-espelho e planilha de coleta de dados. Participaram da intervenção 159 pessoas com idade igual ou superior a sessenta anos. Obteve-se como resultados cobertura do Programa Saúde do Idoso em 16% dos 993 idosos pertencentes à área de abrangência da UBS Barro Duro; melhora da qualidade dos atendimentos, com realização da Avaliação Multidimensional Rápida em 100% dos idosos, realização da primeira consulta odontológica em 86,8% dos idosos, entre outros indicadores de qualidade; melhora da adesão dos idosos ao acompanhamento médico, através da busca de 100% dos idosos faltosos às consultas programadas; melhora dos registros, com manutenção de registro específico e distribuição da Caderneta da Pessoa Idosa para 100% dos idosos; melhora da avaliação de risco, por meio da avaliação de risco de morbimortalidade, da presença de indicadores de fragilização na velhice e da rede social em 100% dos idosos; melhora da promoção à saúde, garantindo orientação para prática regular de atividade física, nutricional para hábitos alimentares saudáveis e sobre higiene bucal a 100% dos idosos. A partir dos resultados, pôde-se observar que a intervenção foi importante para qualificar o serviço prestado e aproximar à comunidade da equipe profissional ao melhorar a visão da população sobre os serviços de saúde e estimular os profissionais. Pretende-se o seguimento da intervenção como rotina da Unidade Básica de Saúde.

  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Características da População (N01 )
  • Saúde (N01.400 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Atenção à Saúde (SP2 )
  • Saúde (SP2.770 )
  • Saúde de Grupos Específicos (SP2.770.750 )

  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Administração de Serviços de Saúde (N04 )
  • Administração dos Cuidados ao Paciente (N04.590 )
  • Assistência Integral à Saúde (N04.590.233 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Atenção à Saúde (SP2 )
  • Níveis de Atenção à Saúde (SP2.630 )



  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Características da População (N01 )
  • Saúde (N01.400 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Atenção à Saúde (SP2 )
  • Saúde (SP2.770 )
Acesso aberto (leitura, impressão e download)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/6499
20/Oct/2016