FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Melhoria da Atenção à Saúde dos Idosos na UBS Central de Maçambara/RS
TABLADA TABLADA, Odalys De La Luz. Melhoria da Atenção à Saúde dos idosos na UBS Central de Maçambara/RS. 2015. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Saúde da Família) - Departamento de Medicina Social, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015. O processo de envelhecimento caracteriza‐se por diminuição da reserva funcional que, somada aos anos de exposição a inúmeros fatores de risco, torna os idosos mais vulneráveis às doenças. Pelo que na Atenção Primária se realiza a avaliação global da saúde da pessoa idosa, com ênfase na funcionalidade, mais do que na prevenção de doenças, na melhoria da autonomia do idoso em tudo aquilo que melhore a sua qualidade de vida. O Ministério da Saúde orienta aos profissionais da Estratégia Saúde da Família e para que desta forma estabeleçam o cuidado a grupos prioritários e a melhoria da qualidade de vida dos idosos . O projeto intervenção realizado na Unidade Básica de Saúde Central no município de Maçambara/RS teve como objetivo melhorar a Atenção à Saúde dos idosos na UBS Central de Maçambara/RS, com a qualificação do atendimento clínico e odontológico e conhecer a rede sociais das pessoas idosas e desenvolver ações educativas na comunidade para a prevenção das doenças crônicas que são as que mais afetam esse grupo e oferecer-lhes uma melhoria da sua autonomia melhorando a qualidade de vida dos mesmos. Os dados foram coletados a partir de uma ficha-espelho produzida para a intervenção e os dados digitados em uma planilha de coleta de dados. Participaram da intervenção 387 pessoas idosas, as ações foram desenvolvidas em três meses. Quanto à estruturação do serviço para o atendimento destes usuários existe protocolo para a atenção a Saúde da pessoa Idosa e registro específico para este atendimento. A intervenção atingiu uma cobertura de 89.4 %. Em relação aos exames clínicos, 100% tiveram seus exames em dia de acordo com o protocolo. Todos os usuários faltantes nas consultas receberam busca ativa, bem como o recebimento das orientações referentes à promoção da saúde. O Serviço teve melhora na organização do trabalho da equipe porque tivemos ampliação da cobertura dos atendimentos, organização na agenda e trabalho, criação e manutenção de um registro adequado, E também trouxe muitos benefícios para a equipe de saúde, pelo trabalho em conjunto exigiu e demonstrou que cada membro da equipe se capacitasse para realizar seu papel de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde. Foi necessário trabalho em conjunto e que cada um tivesse uma participação fundamental na construção desde as orientações, até às planilhas e fichas controle, a atualização e cadastro dos idosos, a atenção à saúde buscando a integralidade por meio da realização de ações de promoção, proteção e recuperação , identificando grupos, famílias e indivíduos expostos a riscos e vulnerabilidades A comunidade está sendo beneficiada com a priorização do atendimento, principalmente aos de maior risco, com a comodidade no agendamento das consultas Palavras-chave: Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde; Saúde do Idoso; Assistência domiciliar; Saúde Bucal.

  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Características da População (N01 )
  • Saúde (N01.400 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Atenção à Saúde (SP2 )
  • Saúde (SP2.770 )
  • Saúde de Grupos Específicos (SP2.770.750 )

  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Administração de Serviços de Saúde (N04 )
  • Administração dos Cuidados ao Paciente (N04.590 )
  • Assistência Integral à Saúde (N04.590.233 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Atenção à Saúde (SP2 )
  • Níveis de Atenção à Saúde (SP2.630 )



  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Características da População (N01 )
  • Saúde (N01.400 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Atenção à Saúde (SP2 )
  • Saúde (SP2.770 )
Acesso aberto (leitura, impressão e download)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/6553
20/Oct/2016