FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Implementação do Programa de Atenção à Saúde da Criança Entre Zero e 72 Meses na USF Rural, Santo Antônio das Missões/RS
Autor(es):
Instituição:
Resumo:
HETTWER, Marcus Vinicius. Implementação do Programa de Atenção à Saúde da Criança entre zero e 72 meses na USF Rural, Santo Antônio das Missões/ RS. 2015. 121f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Saúde da Família) - Departamento de Medicina Social, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015.
O objetivo da intervenção desenvolvida foi a Implementação do Programa de Atenção à Saúde da Criança entre zero e 72 meses na USF Rural, Santo Antônio das Missões/ RS. A unidade é improvisada junto à secretaria de saúde do município, não tendo estrutura física adequada onde são atendidas 1002 famílias num total de 2.526 pessoas todas da zona rural. Tem, como intenção, levar a promoção e a recuperação da saúde e do bem-estar da criança assegurando seu crescimento e desenvolvimento, procurando reduzir as taxas de morbimortalidade. Participaram do projeto 94 crianças, durante 12 semanas (de 02 de abril a 24 de junho de 2015). Foi realizada capacitação da equipe a fim de orientá-los sobre a intervenção com finalidade de contar com a colaboração de todos, realizando cadastramento e agendamento para consulta de puericultura, criando cartão de agendamento da puericultura conforme protocolo do Ministério da Saúde de 2012 que foi anexado à caderneta de vacina. Os agentes comunitários de saúde fizeram busca ativa das crianças na área adstrita, as mães foram orientadas através do grupo de gestantes, visitas domiciliares e atendimentos na unidade, e assim melhoramos a adesão à puericultura, a qualidade do atendimento à criança, e dos registros das informações. Promoveu-se a saúde e a prevenção de acidentes, o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida, e a alimentação saudável nas diversas fases do crescimento e desenvolvimento infantil. Das crianças pertencentes à ESF Rural 72,3% foram acompanhadas na consulta de puericultura e 100% das crianças foram atendidas de acordo com protocolo MS. Ainda, 100% das crianças tiveram registro de peso na ficha-espelho, sendo que 3,2% apresentavam excesso de peso. Desses, 100% apresentam monitoramento de desenvolvimento em dia, 96,8% estão com esquema vacinal de acordo com a idade, 100% das crianças fizeram teste do pezinho nos primeiros sete dias de vida, 21,3% foram colocadas para mamar na primeira consulta de puericultura, 100% das crianças com avaliação de risco e 100% das crianças de seis a 24 meses receberam suplementação de ferro. Antes da intervenção eram atendidas somente crianças que procuravam o serviço por livre demanda. Proporcionou aos profissionais uma adesão de conhecimentos, capaz de fundamentar as condutas e tomadas de decisões na prática clínica. O impacto da intervenção já pode ser percebido pela satisfação da comunidade com a priorização e qualificação do atendimento.
Palavras-chave DeCS (clique para expandir a hierarquia):
Saúde da Família
Atenção Primária à Saúde
Saúde da Criança
Puericultura
Saúde Bucal
- ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
- Características da População (N01 )
- Saúde (N01.400 )
- SAÚDE PÚBLICA (SP )
- Atenção à Saúde (SP2 )
- Saúde (SP2.770 )
- Saúde de Grupos Específicos (SP2.770.750 )
- ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
- Administração de Serviços de Saúde (N04 )
- Administração dos Cuidados ao Paciente (N04.590 )
- Assistência Integral à Saúde (N04.590.233 )
- SAÚDE PÚBLICA (SP )
- Atenção à Saúde (SP2 )
- Níveis de Atenção à Saúde (SP2.630 )
- ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
- Características da População (N01 )
- Saúde (N01.400 )
- SAÚDE PÚBLICA (SP )
- Atenção à Saúde (SP2 )
- Saúde (SP2.770 )
- Saúde de Grupos Específicos (SP2.770.750 )
Saúde Bucal
- ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
- Características da População (N01 )
- Saúde (N01.400 )
- SAÚDE PÚBLICA (SP )
- Atenção à Saúde (SP2 )
- Saúde (SP2.770 )
Termos de uso:
Acesso aberto (leitura, impressão e download)
Data de submissão:
20/Oct/2016
Aparece na coleção: