FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Qualificação da Atenção à Pessoa com Hipertensão e/ou Diabetes no Centro de Saúde Olenka Macellaro Thome Vieira, Boa Vista/RR
Autor(es):
Instituição:
Resumo:
BENITEZ, Yeril Chana. Qualificação da atenção à pessoa com hipertensão e/ou diabetes no centro de saúde Olenka Macellaro Thome Vieira, Boa Vista/RR. 2015, 99f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Saúde da Família) - Departamento de Medicina Social, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2015.
Este trabalho teve por objetivo melhorar a qualidade da atenção em saúde dos hipertensos e diabéticos, da área de abrangência do Centro de Saúde (CS) Olenka Macellaro Thome Vieira no município Boa Vista, capital do Estado de Roraima. A intervenção foi realizada no período de Março a Junho com a participação da comunidade e toda a equipe de saúde da família 1.9 do referido CS. Antes da intervenção apresentávamos uma cobertura do programa de 87% para usuários hipertensos e 62% para usuários diabéticos de acordo com o Caderno de Ações Programáticas. A atenção aos hipertensos e diabéticos era deficiente no que se refere ao atendimento clínico, um grande número usuários faltavam as consultas, muitos não recebiam medicamento da farmácia popular, não tinham sido avaliados quanto a necessidade de atendimento odontológico. Durante as 12 semanas de intervenção foram realizadas ações dentro dos quatro eixos temáticos: organização e gestão do serviço, qualificação da prática clínica, engajamento público e monitoramento e avaliação. Para monitorar as ações desenvolvidas durante esse período utilizamos à ficha-espelho e a planilha de coleta de dados disponibilizados pelo curso. O grupo alvo da intervenção foram 511 usuários hipertensos e 130 usuários diabéticos. Durante a intervenção foram cadastrados e acompanhados 351(68,7%) usuários hipertensos e 130 (100%) diabéticos. Conseguimos que 99,1% dos usuários hipertensos e 99,2% dos usuários diabéticos tivessem os exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Todos os usuários cadastrados receberam avaliação do risco cardiovascular, atendimento odontológico e fortalecimento na mudança de hábitos e comportamentos mediante a atuação na promoção de saúde. Além disso, garantimos a todos os usuários atendidos a prescrição da medicação na farmácia Popular. Não apresentamos usuários faltosos as consultas. Todos os usuários hipertensos e/ou diabéticos cadastrados no programa ficaram com registro adequado, monitoramento semanal do total de atendidos, verificando o correto preenchimento dos registros. A intervenção já está incorporada à rotina de trabalho da unidade de saúde.
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde; Saúde da Família; Doença Crônica, Diabetes Mellitus, Hipertensão.
Palavras-chave DeCS (clique para expandir a hierarquia):
Saúde da Família
Atenção Primária à Saúde
Doença Crônica
Diabetes Mellitus
Hipertensão
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Termos de uso:
Acesso aberto (leitura, impressão e download)
Data de submissão:
20/Oct/2016
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