FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Melhoria da Atenção a Saúde da Pessoa Idosa, UBS Santa Terezinha, Pelotas/RS.
O mundo está envelhecendo. Tanto isso e verdade que estima-se para o ano de 2.050 que existam cerca de dois bilhões de pessoas com 60 anos ou mais no mundo, a maioria delas vivendo em países em desenvolvimento. No Brasil, estima-se que existam, atualmente cerca de 17,6 milhões de idosos (BRASIL, 2013). A intervenção foi desenvolvida com o objetivo de melhorar a saúde dos idosos na UBS Santa Terezinha que está na zona urbana do município Pelotas/RS. Nesta unidade de saúde a estimativa da população é de 6.876 usuários, com duas equipes de saúde da família, sendo aproximadamente 3.223 a população adstrita para nossa equipe e os idosos que representavam 10% desta foram 322, segundo estimativa gerada pela planilha de coleta de dados digital. O serviço apresentava características estruturais inadequadas para os atendimentos além de pouca organização no acolhimento, sem agendamentos para consultas nem visitas domiciliares aos usuários que precisaram. A satisfação da população era pouca e tinham que fazer fila por horas para conseguir atendimento médico. Baseados nesta realidade, observamos que a população idosa procurava muito atendimento na UBS, sendo um grupo muito carente e com falta de atenção, assim a equipe escolheu este foco para intervenção. Durante a intervenção utilizamos a ficha espelho disponibilizada pelo curso e a planilha de coleta de dados para o monitoramento, além do envio semanal dos diários da intervenção. Obtivemos resultados significativos com a intervenção, na maioria dos indicadores. Aumentamos a cobertura dos atendimentos para 55,9%, dos 322 idosos 180 foram acompanhados, também tiveram resultados de qualidade de 100% para exame clínico em dia, visitas domiciliares para acamados, avaliação de risco para morbidade e fragilização na velhice e orientação nutricional saudável. Ao incorporar a Estratégia de Saúde da Família na rotina diária da unidade foi possível melhorar os atendimentos dos idosos e de outros grupos populacionais. Fomos ganhando em organização nos acolhimentos, atendimentos médicos e de enfermagem, assim como em quantidade de usuários atendidos no dia e com qualidade. A satisfação da população aumentou a medida que fomos mostrando o trabalho que pode ser feito na Atenção Primária à Saúde. Palavras-chave: Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde; Saúde do Idoso; Assistência Domiciliar; Saúde Bucal.

  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Características da População (N01 )
  • Saúde (N01.400 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Atenção à Saúde (SP2 )
  • Saúde (SP2.770 )
  • Saúde de Grupos Específicos (SP2.770.750 )

  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Administração de Serviços de Saúde (N04 )
  • Administração dos Cuidados ao Paciente (N04.590 )
  • Assistência Integral à Saúde (N04.590.233 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Atenção à Saúde (SP2 )
  • Níveis de Atenção à Saúde (SP2.630 )



  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Características da População (N01 )
  • Saúde (N01.400 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Atenção à Saúde (SP2 )
  • Saúde (SP2.770 )
Acesso aberto (leitura, impressão e download)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/7219
20/Oct/2016