FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Plano de ação para aumentar o nível de conhecimento sobre diabetes mellitus tipo II em pacientes diabéticos
A pedra angular do trabalho na Atenção Primária á Saúde constituem prevenção e educação, de modo que no atendimento integral das pessoas com Diabetes Mellitus devem ser desenvolvidas de forma eficaz. A Diabetes Mellitus constitui, atualmente, um dos principais problemas de saúde, que se refere tanto ao número de pessoas afetadas, gerando incapacidade e mortalidade, quanto ao elevado investimento do governo para o controle e tratamento de suas complicações. Ela já é a quarta causa de morte no Brasil. Dessa maneira, cabe aos profissionais de saúde estar atentos na identificação das pessoas com risco para a Diabetes Mellitus e intensificar as ações para promover o seu controle, entre os já diagnosticados. Neste sentido, o presente projeto de intervenção objetiva propor um plano de ação para aumentar o nível de conhecimento sobre Diabetes Mellitus tipo II em pacientes diabéticos pertencentes á ESF Santa Cecìlia II do município de Barbacena/MG, 2015. Participaram no estudo 77 pacientes diabéticos acompanhados pela ESF. Foi realizada pesquisa bibliográfica sobre o tema para fundamentação teórica deste estudo e do plano de intervenção proposto. O principal resultado esperado é aumentar o nível de conhecimento sobre Diabetes Mellitus tipo II nos pacientes para assim diminuir a prevalência desta doença que tanto afeta a comunidade.

  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Administração de Serviços de Saúde (N04 )
  • Administração dos Cuidados ao Paciente (N04.590 )
  • Assistência Integral à Saúde (N04.590.233 )
  • SAÚDE PÚBLICA (SP )
  • Atenção à Saúde (SP2 )
  • Níveis de Atenção à Saúde (SP2.630 )

  • DOENÇAS (C )
  • Doenças Nutricionais e Metabólicas (C18 )
  • Doenças Metabólicas (C18.452 )
  • Transtornos do Metabolismo de Glucose (C18.452.394 )
  • DOENÇAS (C )
  • Doenças do Sistema Endócrino (C19 )

  • CIÊNCIAS HUMANAS (K )
  • Ciências Humanas (K01 )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/7691
31/Jan/2017