FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Buscando a qualidade e organização da informação em uma unidade de Saúde da Família
A literatura aponta que a utilização de computadores e redes de telecomunicações, informações médicas online e dados eletrônicos de pacientes podem melhorar a qualidade e as decisões inerentes ao cuidado em saúde, facilitando o diagnóstico situacional, assim como o acesso aos serviços disponíveis. Muitas Unidades Básicas acabam tendo um arquivamento desorganizado, em local inadequado, levando à perda dos dados com consequente víés aos sistemas de informação do Ministério da Saúde (MS). Dessa forma, é necessária uma melhor organização para sistematizar os dados dos pacientes nas unidades de saúde, assim como minimizar as perdas das informações enviadas ao MS. Este trabalho tem como objetivo implementar um projeto para sistematizar os dados dos usuários assistidos pela Unidade de Saúde da Família (USF) Clube dos 200, no município de Sapucaia/RJ, com o intuito de melhorar a qualidade das informações a nível local e enviadas ao Ministério da Saúde. Criou-se um programa de gerenciamento de dados utilizando-se o Microsoft Excel 2010, instalado no computador da Unidade de saúde, visando a formatação de um arquivo eletrônico que possa ser continuamente atualizado. A adaptação do instrumento informatizado em postos de saúde é uma proposta possível e barata a médio e longo prazos, pois além de diminuir gastos com arquivos e fichários, leva a uma melhor organização nos prontuários já existentes. Espera-se, pois, com este projeto, o conhecimento da população realmente assistida pelo posto e a produção de uma informação mais comprometida com a realidade local e com a melhoria da situação de saúde.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/7905
15/Feb/2017