FICHA TÉCNICA DO RECURSO
A resolutividade da atenção básica: uma revisão de literatura
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Resumo:
O conceito de resolutividade tem sinonímia com o ato de solucionar. Possui como dimensões: a efetividade do serviço; a integralidade; o acesso universal; a satisfação dos usuários; a intersetorialidade; as tecnologias utilizadas pelo serviço e as demandas e necessidades dos usuários, entre outras. Este estudo foi realizado com o objetivo de analisar a resolutividade da atenção básica em saúde no contexto do desenvolvimento da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Foi realizada uma revisão bibliográfica narrativa considerando artigos que abordam o tema resolutividade da atenção básica acessíveis, na integra, nos bancos de dados LILACS e SciELO, publicados no período de 2000 a 2010, em português. Percebe-se que o poder resolutivo do serviço se amplia se forem seguidos os princípios e diretrizes da ESF e Atenção Básica em Saúde (ABS). Diversos estudos têm sido desenvolvidos para avaliar e monitorar a resolutividade da ABS e algumas ferramentas foram utilizadas. Dois exemplos de instrumento de avaliação são discutidos neste trabalho: análise das hospitalizações por Causas Sensíveis à Atenção Primária (CSAP) e o Primary Care Assessment Tool (PCATool-Brasil). Percebe-se a necessidade de extrapolar a forma clássica de avaliação dos serviços caracterizada pelos indicadores de perfil epidemiológico e número de atendimentos, entre outros. Discute-se, também, o acesso e sua interface com a resolutividade; a satisfação dos usuários; os desafios da ABS para o alcance da resolutividade e as possíveis estratégias para ampliar o poder resolutivo da atenção.
Palavras-chave DeCS (clique para expandir a hierarquia):
Atenção Primária à Saúde
Saúde da Família
Avaliação de Processos e Resultados (Cuidados de Saúde)
Qualidade da Assistência à Saúde
- ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
- Administração de Serviços de Saúde (N04 )
- Administração dos Cuidados ao Paciente (N04.590 )
- Assistência Integral à Saúde (N04.590.233 )
- SAÚDE PÚBLICA (SP )
- Atenção à Saúde (SP2 )
- Níveis de Atenção à Saúde (SP2.630 )
- ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
- Características da População (N01 )
- Saúde (N01.400 )
- SAÚDE PÚBLICA (SP )
- Atenção à Saúde (SP2 )
- Saúde (SP2.770 )
- Saúde de Grupos Específicos (SP2.770.750 )
- ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
- Administração de Serviços de Saúde (N04 )
- Qualidade da Assistência à Saúde (N04.761 )
- ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
- Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde (N05 )
- Qualidade da Assistência à Saúde (N05.715 )
- Mecanismos de Avaliação da Assistência à Saúde (N05.715.360 )
- SAÚDE PÚBLICA (SP )
- Políticas, Planejamento e Administração em Saúde (SP1 )
- Administração em Saúde (SP1.101 )
- Avaliação em Saúde (SP1.101.450 )
Termos de uso:
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
Data de submissão:
07/Apr/2017
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