FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Eficácia da intervenção educativa para diminuir as complicações cardiológicas em pacientes hipertensos, ESF 705, São João Del Rei-MG
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Resumo:
Este trabalho tem por objetivo verificar a eficácia da intervenção educativa como método para diminuir complicações cardíacas de hipertensos cadastrados na UBS 705, município de São João Del Rei-MG. O plano de intervenção foi desenvolvido segundo os métodos descrito pelo Planejamento Estratégico Situacional; e para subsidiar a abordagem teórica e construção deste projeto, procedeu-se com revisão narrativa da literatura em bases de dados e documentos do ministério da Saúde. O problema priorizado foi a alta prevalência de Hipertensão Arterial com complicacoes cardiologicas pela baixa adesão e estabeleceu-se como nós críticos: hábitos e estilos de vida inadequados, processo de trabalho da equipe de saúde inadequado, falta de apoio da família, nível de conhecimento baixo sobre os riscos e complicações da HAS de a população, estrutura dos serviços de saúde inadequados para enfrentar o atendimento de pacientes. Tendo em vista que o controle da Hipertensao Arterial Sistemica demanda ações tanto a nível individual como coletivo e que principalmente deve-se enfatizar no acompanhamento e orientação acertada para que o usuário com hipertensão arterial sistêmica tenha um cuidado continuado adequado, acredita-se que a presente proposta de intervenção possa contribuir para o controle desse e a disminuçao do problema na comunidade assistida
Palavras-chave DeCS (clique para expandir a hierarquia):
Hipertensão
Educação em Saúde
Intervenção Médica Precoce
- DOENÇAS (C )
- Doenças Cardiovasculares (C14 )
- Doenças Vasculares (C14.907 )
Intervenção Médica Precoce
- ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
- Instituições de Saúde, Recursos Humanos e Serviços (N02 )
- Serviços de Saúde (N02.421 )
- Serviços Preventivos de Saúde (N02.421.726 )
Termos de uso:
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
Data de submissão:
07/Apr/2017
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