FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Genética comunitária: aplicação de estratégias educativas de prevenção na APS em Cariacica, Espírito Santo
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A genética médica atinge hoje no mundo um desenvolvimento vertiginoso. A integração da genética na Atenção Primaria á Saúde (APS) parece ser uma alternativa para se desenvolver ações de prevenção e controle, assim como facilitar o acesso da comunidade aos cuidados da saúde com base no conhecimento sobre a genética. Para tanto é necessário que os profissionais da APS tenham um conhecimento básico sobre genética para uma intensa ação educativa na comunidade. Em Cuba a genética comunitária integra-se de forma harmônica ao trabalho da APS, como eixo central capacitador e promotor da saúde, tanto para os profissionais da saúde como para a comunidade. As estratégias de intervenção educativas populacionais focadas no risco reprodutivo constituem um desafio para os profissionais do ramo. Conquanto seja verdadeiro que as ações de promoção de saúde e a prevenção de doenças não são recentes, falar destes termos nas ciências genéticas é algo inovador, mas tendo em conta que as enfermidades genéticas e os defeitos congênitos incidem significativamente hoje na saúde da população Brasileira propusemos avaliar se a aplicação do programa educativo de genética médica direcionado à equipe de Estratégia da Saúde da Família com adequação, e a utilização por parte dos profissionais da APS do material educativo, nas mulheres em idade reprodutiva e as grávidas da comunidade, pelo destaque nas estatísticas como causadoras de morbidade e de mortalidade infanto-materna.
Palavras-chave DeCS (clique para expandir a hierarquia):
Genética Médica
Educação em Saúde
Atenção Primária à Saúde
- DISCIPLINAS E OCUPAÇÕES (H )
- Disciplinas das Ciências Naturais (H01 )
- Disciplinas das Ciências Biológicas (H01.158 )
- Biologia (H01.158.273 )
- Genética (H01.158.273.343 )
- Genética Humana (H01.158.273.343.385 )
- DISCIPLINAS E OCUPAÇÕES (H )
- Ocupações em Saúde (H02 )
- Medicina (H02.403 )
Atenção Primária à Saúde
Data de submissão:
18/Apr/2017
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