FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Hipertensão arterial: alternativa para o controle dos fatores de riscos entre moradores dos distrito de manhoso no município de Viçosa do Ceará.
A hipertensão arterial é um fator de risco para doença coronariana, doença cerebrovascular, doença vascular periférica, insuficiência cardíaca e doença renal terminal. Esses agravos são importantes causas de morbidade e mortalidade, com elevado custo social. Em atenção aos pressupostos do Programa de da Família (PSF) buscamos desenvolver um projeto em consonância com as atuais políticas de promoção e proteção a saúde, sob uma ótica educativa, uma vez que sabemos que toda mudança requer um processo educativo, e esse da de uma forma lenta e deve ser continuo. Nesse estudo elegemos com pergunta norteadora: Como fazer o controle do fatores de risco para melhorar a qualidade de vida do paciente com HTA em nossa área? Temo como objetivo geral este projeto de intervenção promover atividades educativas sobre controle dos fatores de risco em indivíduos hipertensos da cidade de Viçosa do Ceará, e como objetivos específicos caracterizar os hipertensos cadastrados no território estudado e realizar atividades educativas sobre hábitos saudáveis de uma vida com equipe multiprofissional. Espera-se com esse processo de intervenção diminuir significativamente a incidências de hipertensão or meio da mudança dos hábitos dos usuários.
Hipertensão Arterial. Fatores de riscos. Educação em saúde.
Na qualidade de titular dos direitos autorais do Trabalho de Conclusão de Curso da Especialização em Saúde da Família, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ a disponibilizar e distribuir a obra, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e/ou download, pois se trata de obra original, não infringindo os direitos morais e patrimoniais. Essa distribuição no Acervo de Recursos Educacionais (ARES), em repositórios digitais, sites e demais bancos de dados é de caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/9206
06/Jul/2017