FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Educação em saúde: intervenção junto os agentes comunitários de saúde sobre tuberculose pulmonar na sede de Ipaporanga (CE)
A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa constituindo-se ainda um sério problema de saúde pública no Brasil, devido à sua crescente incidência em diferentes grupos populacionais e pelo maior número de mortes entre todas as outras doenças infecto-contagiosas. Esse fato é preocupante porque se trata de uma doença evitável e curável, com tratamento específico. O objetivo desta investigação é criar e verificar a efetividade de um método de intervenção educativa sobre tuberculoses nos Agentes Comunitários de Saúde no município de Ipaporanga – CE, no mês de Abril do ano 2015. Será realizado um estudo qualitativo, experimental de intervenção educativa no Posto de Saúde da Sede de Ipaporanga, Ceará, no mês de abril. O universo será composto pelo total dos Agentes Comunitários de Saúde do Posto de Saúde da Sede de Ipaporanga, Ceará, aos quais será aplicado um questionário, principal fonte para a obtenção de dados da pesquisa. Para a execução do estudo em uma fase inicial se terá comunicação com os Agentes Comunitários de Saúde, a fim de envolvê-los no presente inquérito, o que ficará validado através de um documento que será assinado como prova de sua vontade para participar do estudo. Esta pesquisa será realizada em três etapas: diagnóstico, intervenção e avaliação. O instrumento de coleta de dados utilizado neste estudo será um questionário elaborado pela autora do estudo. Todas as informações utilizadas neste estudo serão mantidas sob os princípios da máxima confiabilidade, o uso dele será apenas para fins científicos. Espera - se que a intervenção educativa seja eficaz e após sua aplicação, melhorem os conhecimentos que os Agentes Comunitários de Saúde têm sobre a tuberculose.
Na qualidade de titular dos direitos autorais do Trabalho de Conclusão de Curso da Especialização em Saúde da Família, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ a disponibilizar e distribuir a obra, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e/ou download, pois se trata de obra original, não infringindo os direitos morais e patrimoniais. Essa distribuição no Acervo de Recursos Educacionais (ARES), em repositórios digitais, sites e demais bancos de dados é de caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/9215
06/Jul/2017