FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Gravidez na adolescência, suas causas e implicações: uma proposta de intervenção baseada na educação em saúde dos adolescentes na UBS Vereador Felizardo Parente de Aguiar, no município Coreaú-CE
Endereço do recurso no repositório (dc.identifier.uri)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/9217
Título (dc.title)
Gravidez na adolescência, suas causas e implicações: uma proposta de intervenção baseada na educação em saúde dos adolescentes na UBS Vereador Felizardo Parente de Aguiar, no município Coreaú-CE
Autor (dc.contributor.author)
MEDINA, ANDREA MORA
Idioma (dc.language.iso)
pt_BR
Resumo (dc.description.abstract)
A gravidez é o período durante o qual toda mulher na idade fértil contém um feto em seu corpo (na cavidade uterina) e vai desde a concepção até o parto. Baseado nisto, pretendo realizar um estudo descritivo da gravidez em um grupo de risco que é a adolescência para que assim, diante de ações de educação em saúde, possa diminuir a gravidez neste grupo de risco e as implicações que isto traz para o bebê e a futura mãe. O objetivo é produzir uma análise científica sobre este grupo de jovens da UBS no munícipio Coreaú onde atuamos. Com este projeto informamos os efeitos da gravidez nesta etapa da vida; a responsabilidade de ter uma família e suas implicações. No primeiro momento, os estudos demostram que o problema da gravidez na vida das adolescentes gera consequências como a interrupção dos estudos, tomando como alternativa a participação cedo no mercado laboral. Outro aspecto é que os autores concordam que a gravidez precoce pode provocar um aumento das complicações obstétricas e neonatais, como a mortalidade materna, a prematuridade, a mortalidade neonatal e o baixo peso ao nascer dos recém-nascidos. Pode-se dizer que a gravidez na adolescência é um fenômeno complexo no qual deve existir interação da família, da escola e do governo para que se possa exercer a maternidade responsável.
Palavras-chave DECS (dc.subject.decs)
Gravidez na Adolescência
Palavras-chave DECS (dc.subject.decs)
Fatores de Risco
Palavras-chave DECS (dc.subject.decs)
Saúde de Grupos Específicos
País (dc.location.country)
BRA
Instituição (dc.mediator)
Universidade Federal do Ceará (UFC)
Tipo de recurso (unasus.learningResourceType)
Trabalho de conclusão de curso
Detentor(es) do direito autoral (dc.rights.holder)
ANDREA MORA MEDINA
Regime de direitos autorais (dc.rights.type)
Autorização (para TCC)
Termos de uso (dc.rights.license)
Na qualidade de titular dos direitos autorais do Trabalho de Conclusão de Curso da Especialização em Saúde da Família, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ a disponibilizar e distribuir a obra, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e/ou download, pois se trata de obra original, não infringindo os direitos morais e patrimoniais. Essa distribuição no Acervo de Recursos Educacionais (ARES), em repositórios digitais, sites e demais bancos de dados é de caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais.
Área temática (dc.subject.classification)
Saúde do Adolescente e do Jovem
Área temática (dc.subject.classification)
Saúde Sexual e Reprodutiva
Data de submissão ao ARES (dc.date.accessioned)
2017-07-07T00:32:59Z
Data de publicação no ARES (dc.date.available)
2017-07-07T00:32:59Z
Acervo (dc.type)
Trabalho de conclusão de curso
Orientador (dc.contributor.advisor)
Farias, Adriana Melo
Data de aceitação (dc.date.accepted)
2014-11-13
Aparece nas coleções: