FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Unidade Básica de Sáude Amigos da Criança e da Mãe: uma Intervenção ao Incentivo do Aleitamento Materno Exclusivo no distrito Monte Nebo Município de Crateús-CE
O aleitamento materno é considerado o alimento mais perfeito e complexo da natureza. O aleitamento materno é a forma primeira e mais adequada de se alimentar o recém nascido. A lactação é, portanto, a continuidade da gestação. Iniciativas foram tomadas para o incentivo do aleitamento materno. Pois, a partir da década de 1970 a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) iniciaram esforços de conscientização sobre as vantagens do aleitamento materno com a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), na finalidade de apoiar, proteger e promover o aleitamento materno, como forma de mobilizar os profissionais de saúde e funcionários de hospitais para mudanças nas rotinas e condutas, visando ao decréscimo do desmame precoce. Neste contexto, o principal objetivo deste plano de intervenção está em implantar um projeto que incentive o aleitamento materno no período recomendado pelos profissionais de saúde, na comunidade de Monte Nebo, distrito de Crateús, Ceará, com a tentativa de amenizar e conscientizar as mães em processo de amamentação nas principais vantagens do leite humano para o lactente e para si. Enfim, com esta iniciativa pode-se aumentar os indicadores do aleitamento materno exclusivo no município em questão.
Na qualidade de titular dos direitos autorais do Trabalho de Conclusão de Curso da Especialização em Saúde da Família, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ a disponibilizar e distribuir a obra, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e/ou download, pois se trata de obra original, não infringindo os direitos morais e patrimoniais. Essa distribuição no Acervo de Recursos Educacionais (ARES), em repositórios digitais, sites e demais bancos de dados é de caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/9232
14/Jul/2017