FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Influência da Educação Proporcionada pela Atenção Básica na redução de casos de infecção pelo HPV em mulheres sexualmente ativas
Em 2012, 528.000 novos casos de neoplasia uterina foram diagnosticados, e 266.000 (50,1%) mulheres morreram da doença, sendo que 90% dos casos são concentrados em países em desenvolvimento: América Central e do Sul, Leste da África, Sul e Sudeste da Ásia. As mulheres pobres e que residem no ambiente rural tem mais chance de desenvolver um carcinoma in situ, devido à dificuldade de acesso à saúde e escassez de recursos humanos e materiais em áreas mais remotas. A morte dessas mulheres gera um impacto social e econômico onde residem tendo em vista que elas cuidam das crianças, contribuem com a renda familiar e movimentam a economia local. Essas mortes são passíveis de prevenção através da identificação de lesões precursoras e disponibilidade de tratamento adequado. O estudo propõe realizar intervenções educativas com o objetivo de reduzir o impacto causado pelo HPV na população feminina atendida pelo ESF de Mourão, em Itapipoca.


  • ORGANISMOS (B )
  • Vírus (B04 )
  • Vírus de DNA (B04.280 )
  • Vírus de DNA Tumorais (B04.280.210 )
  • ORGANISMOS (B )
  • Vírus (B04 )
  • Vírus Oncogênicos (B04.613 )
  • Vírus de DNA Tumorais (B04.613.204 )

Na qualidade de titular dos direitos autorais do Trabalho de Conclusão de Curso da Especialização em Saúde da Família, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ a disponibilizar e distribuir a obra, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e/ou download, pois se trata de obra original, não infringindo os direitos morais e patrimoniais. Essa distribuição no Acervo de Recursos Educacionais (ARES), em repositórios digitais, sites e demais bancos de dados é de caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/9241
14/Jul/2017