FICHA TÉCNICA DO RECURSO

O incentivo ao aleitamento materno exclusivo na Unidade Básica de Saúde CAIC/Crateús-CE: mobilização com as gestantes atendidas
É sabido que o leite materno é de suma importante para o bebê, principalmente quando dado exclusivamente até o sexto mês, porque evita muitas doenças. Além disso, contém todas as substâncias necessárias para que o bebê cresça sadio mental e fisicamente. Assim, surge com o objetivo de apoiar, incentivar e proteger a prática da amamentação, a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) foi implantada, internacionalmente. A sua principal estratégia prioriza a mudança de atitude dos profissionais de saúde de hospitais e maternidades, procurando evitar práticas que favoreçam o desmame precoce. Onde, nos Hospitais Amigos da Criança, as mães devem ser informadas sobre as vantagens do aleitamento e dos riscos associados ao uso de leites artificiais. Nesta perspectiva, no município de Crateús, interior do Estado do Ceará, que possui cerca de 72.812 habitantes, desenvolve uma prática de saúde pública precisa para a atender a demanda populacional. Além, de Hospital de Referência, conta com os serviços ofertados especificamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que estes são procurados pelos moradores, principalmente pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) no pronto atendimento. Com isso, o principal objetivo deste plano está em implantar um projeto de intervenção na UBS-CAIC - local de atuação profissional - que incentive o aleitamento materno exclusivo, especialmente no período recomendado pelos profissionais de saúde, na busca de conscientizar as mães gestantes e em processo de amamentação das principais vantagens do leite humano para criança e a mãe. Contudo, a existência de evidências científicas que mostram a superioridade do leite materno como fonte de alimento, de proteção contra doenças e de afeto, deixa-se evidentes as desvantagens da substituição do leite materno por outros leites comercializado, sendo válida esta iniciativa na Unidade proposta.
Na qualidade de titular dos direitos autorais do Trabalho de Conclusão de Curso da Especialização em Saúde da Família, AUTORIZO o MINISTÉRIO DA SAÚDE⁄UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (UNA-SUS) e a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ a disponibilizar e distribuir a obra, na íntegra, para fins não comerciais, para leitura, impressão e/ou download, pois se trata de obra original, não infringindo os direitos morais e patrimoniais. Essa distribuição no Acervo de Recursos Educacionais (ARES), em repositórios digitais, sites e demais bancos de dados é de caráter público e gratuito, sem ressarcimento dos direitos autorais.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/9242
14/Jul/2017