FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Os desafios da adesão dos usuários portadores de Diabetes mellitus e ou hipertensão arterial aos grupos de educação em saúde
(dc.contributor.advisor )
ROCHA, Fernanda Magalhães Duarte
(dc.contributor.author )
BARBOSA, Roseanne Aparecida Luanna Oliveira
(dc.date.accepted )
2013
(dc.date.accessioned )
2017-08-29T14:02:24Z
(dc.date.available )
2017-08-29T14:02:24Z
(dc.description.abstract )
O processo educativo é importante para complementação do tratamento dos pacientes com Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial para aumentar sua adesão, contribuindo no controle, promoção e prevenção das complicações dessas patologias, no esclarecimento de dúvidas e direcionamento do auto-cuidado. Este estudo objetivou identificar, na literatura, ações que promovam a adesão desses pacientes nas ações de educação em saúde em uma Unidade de Saúde da Família (USF). O levantamento bibliográfico foi realizado na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), que hospeda bases de dados reconhecidas, dentre elas a Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e na base de dados do Scientific Eletronic Libray Online (SciELO), dentro do qual foram selecionados os artigos publicados nos últimos 12 anos que tinham concordância com o objetivo e tema escolhido. A coleta de dados foi realizada no período de novembro de 2012 à outubro de 2013 com os descritores: Diabetes Mellitus, Hipertensão, Educação em Saúde e Saúde da Família. Nesse contexto, este estudo contribuiu para construção do conhecimento sobre as estratégias utilizadas para realizar ações educativas em saúde ao portador de Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial e aponta como um dos desafios para a equipe de saúde, a sensibilização das pessoas para a prevenção dessas patologias, o que deve ocorrer nos diferentes cenários de atenção à saúde e com diferentes faixas etárias, considerando a cultura e a individualidade nas ações. Educar para a saúde implica ir além da assistência curativa, significa dar prioridade a intervenções preventivas e promocionais. Deste modo, o desenvolvimento de práticas educativas no âmbito da USF, tem um importante papel, expressando a assimilação do princípio da integralidade pelas equipes de saúde da família,
(dc.format.extent )
30
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/9368
(dc.language.iso )
pt_BR
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.location.country )
BRA
(dc.mediator )
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
(dc.rights.holder )
Universidade Federal de Minas Gerais
(dc.rights.license )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
(dc.rights.type )
Autorizaþão (para TCC)
(dc.subject.classification )
Educação em Saúde
Doenças Crônicas
Atenção Primária / Saúde da Família
Hipertensão
Diabetes
(dc.subject.decs )
Diabetes Mellitus
Hipertensão
Educação em Saúde
Saúde da Família
(dc.subject.keyword )
Hipertensão arterial
(dc.title )
Os desafios da adesão dos usuários portadores de Diabetes mellitus e ou hipertensão arterial aos grupos de educação em saúde
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso