FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Os desafios da adesão dos usuários portadores de Diabetes mellitus e ou hipertensão arterial aos grupos de educação em saúde
Acervo
(dc.type
)
Trabalho de conclusão de curso
Área temática
(dc.subject.classification
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Diabetes
Doenças Crônicas
Educação em Saúde
Hipertensão
Autor
(dc.contributor.author
)
BARBOSA, Roseanne Aparecida Luanna Oliveira
Data de aceitação
(dc.date.accepted
)
2013
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2017-08-29T14:02:24Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2017-08-29T14:02:24Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
Universidade Federal de Minas Gerais
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/9368
Extensão
(dc.format.extent
)
30
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Orientador
(dc.contributor.advisor
)
ROCHA, Fernanda Magalhães Duarte
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave (em linguagem natural)
(dc.subject.keyword
)
Hipertensão arterial
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Diabetes Mellitus
Educação em Saúde
Hipertensão
Saúde da Família
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Autorizaþão (para TCC)
Resumo
(dc.description.abstract
)
O processo educativo é importante para complementação do tratamento dos pacientes com Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial para aumentar sua adesão, contribuindo no controle, promoção e prevenção das complicações dessas patologias, no esclarecimento de dúvidas e direcionamento do auto-cuidado. Este estudo objetivou identificar, na literatura, ações que promovam a adesão desses pacientes nas ações de educação em saúde em uma Unidade de Saúde da Família (USF). O levantamento bibliográfico foi realizado na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), que hospeda bases de dados reconhecidas, dentre elas a Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e na base de dados do Scientific Eletronic Libray Online (SciELO), dentro do qual foram selecionados os artigos publicados nos últimos 12 anos que tinham concordância com o objetivo e tema escolhido. A coleta de dados foi realizada no período de novembro de 2012 à outubro de 2013 com os descritores: Diabetes Mellitus, Hipertensão, Educação em Saúde e Saúde da Família. Nesse contexto, este estudo contribuiu para construção do conhecimento sobre as estratégias utilizadas para realizar ações educativas em saúde ao portador de Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial e aponta como um dos desafios para a equipe de saúde, a sensibilização das pessoas para a prevenção dessas patologias, o que deve ocorrer nos diferentes cenários de atenção à saúde e com diferentes faixas etárias, considerando a cultura e a individualidade nas ações. Educar para a saúde implica ir além da assistência curativa, significa dar prioridade a intervenções preventivas e promocionais. Deste modo, o desenvolvimento de práticas educativas no âmbito da USF, tem um importante papel, expressando a assimilação do princípio da integralidade pelas equipes de saúde da família,
Termos de uso
(dc.rights.license
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Trabalho de conclusão de curso
Título
(dc.title
)
Os desafios da adesão dos usuários portadores de Diabetes mellitus e ou hipertensão arterial aos grupos de educação em saúde
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