FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Intervenção educativa em unidade básica de saúde: trabalhando com pacientes hipertensos e familiares
Acervo
(dc.type
)
Trabalho de conclusão de curso
Área temática
(dc.subject.classification
)
Atenção Primária / Saúde da Família
Autor
(dc.contributor.author
)
SOUZA, Débora Lima
Data de aceitação
(dc.date.accepted
)
2016
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2017-08-29T14:05:48Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2017-08-29T14:05:48Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
Universidade Federal de Minas Gerais
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/9598
Extensão
(dc.format.extent
)
41
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Orientador
(dc.contributor.advisor
)
MADEIRA, Anézia Moreira Faria
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Atenção Primária à Saúde
Estratégia Saúde da Família
Hipertensão
Promoção da Saúde
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Autorizaþão (para TCC)
Resumo
(dc.description.abstract
)
Hipertensão arterial, entidade clínica multifatorial, é conceituada como síndrome caracterizada pela presença de níveis tensionais elevados, associados a alterações metabólicas e hormonais e a fenômenos tróficos (hipertrofias cardíaca e vascular). Portanto, trata-se de plano de ação por meio de uma ação educativa que tem como objetivo melhorar o controle da hipertensão arterial pelos pacientes e o envolvimento dos familiares. A intervenção será realizada na Unidade Básica de Saúde Iraci Lula Mendes, município de Espinosa, Minas Gerais. Para fundamentação do tema buscou-se informações em bancos de dados utilizando-se os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS)/BVS: Hipertensão; Hipertensão Arterial; Atenção Primária à Saúde; Atenção Básica; Estratégia Saúde da Família; e Promoção da Saúde. Além de consultas em outras fontes como Sociedade Brasileira de Hipertensão, VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão e Ministério da Saúde. A operacionalização da intervenção passará por dois momentos. Primeiro momento, aplicação de um questionário mediante assinatura de termo de consentimento, aos 450 hipertensos cadastrados na UBS que atenderam aos critérios de inclusão para participarem das atividades e, segundo momento, realização de grupos operativos direcionados aos pacientes e capacitação dos familiares. Os grupos serão conduzidos por meio de técnicas participativas, interativas e acolhedoras, e terão como objetivo estimular o controle da hipertensão pelos pacientes por meio do autocuidado
Termos de uso
(dc.rights.license
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Trabalho de conclusão de curso
Título
(dc.title
)
Intervenção educativa em unidade básica de saúde: trabalhando com pacientes hipertensos e familiares
Aparece na coleção: