FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Plano de intervenção para diminuir a incidência e complicações da hipertensão arterial da área de abrangência do PSF "São Geraldo", do município Coronel Xavier Chaves
A Hipertensão Arterial Sistémica (HAS) é uma doença que representa um dos maiores problemas em saúde pública no Brasil e no mundo. É responsável por 25 e 40% da etiologia multifatorial da cardiopatia isquêmica e dos acidentes vasculares cerebrais, respectivamente, caracteriza-a como uma das causas de maior redução da qualidade e expectativa de vida dos indivíduos. Na Unidade de Saúde analisada, nota-se alta incidencia da pressão arterial elevada dos adulto assim como a ocurrencia de complicações. Este estudo tem como objetivo realizar um estudo de intervenção educativa para diminuir a incidência e complicações da hipertensão arterial da área de abrangência do psf "são geraldo", do município coronel Xavier Chaves. O universo estará formado por 3432 usuários cadastrados na Equipe. Deste total existem 682 usuários adultos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). A mostra para trabalhar vai ser 65 pacientes com diagnóstico de Hipertensão Arterial com e sem complicações .Serão desenvolvidas oficinas temáticas com os hipertensos acompanhados e cadastrados no UBS, no período de junho de 2014 a janeiro de 2015. Com isso, espera-se que os adultos com HAS sintam-se sensibilizado para aquisição de melhor conhecimento sobre a Hiprtensão Arterial e como evitar as complicações, tanto as agudas como as crônicas e assim contribuir para uma melhoria na qualidade de vida

  • DOENÇAS (C )
  • Doenças Cardiovasculares (C14 )
  • Doenças Vasculares (C14.907 )

  • ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E FENÔMENOS SOCIAIS (I )
  • Educação (I02 )
  • Educação não Profissionalizante (I02.233 )
  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Instituições de Saúde, Recursos Humanos e Serviços (N02 )
  • Serviços de Saúde (N02.421 )
  • Serviços Preventivos de Saúde (N02.421.726 )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/9606
29/Aug/2017