Clínica Ampliada

Clínica Ampliada como metodologia de trabalho

Créditos

páginas:

Clínica Ampliada como metodologia de trabalho?

No entanto, os profissionais de saúde ainda apresentam uma formação que não os prepara para este processo de trabalho. Assim, é fundamental que a gestão promova suporte para os profissionais de saúde. Uma vez que esta abordagem faz com que o mundo do usuário e suas relações complexas e dinâmicas cheguem até o profissional, será necessário suporte para que ele lide com a própria dor ou com o medo que o trabalho em saúde pode proporcionar. Existirá a necessidade de criação de mecanismos para que os profissionais possam trabalhar suas próprias dificuldades, enfrentando a “neutralidade” e o “não envolvimento”, que muitas vezes é proposto como forma de autoproteção diante do coletivo de sofrimento enfrentado na atuação.

Os profissionais devem ser partícipes ativos no sentido de arguir sobre as melhores condições para a realização de um processo de trabalho em que se sinta confirmado nas suas necessidades. É necessário criar redes de colaboração em que o profissional tenha suporte e apoio para suas demandas e também possa colaborar com as demandas dos demais membros da equipe de saúde.

Os envolvidos na ação de saúde precisam atuar como protagonistas numa rede de relações com formação de vínculos. Neste contexto, preconiza-se a interação e criação de vínculos entre usuários, família e comunidade com a equipe de saúde, preconizada pela PNH.

Abaixo estão elencadas algumas estratégias que o PNH sugere para adoção na Atenção Básica, objetivando a formação de vínculos.

Saiba mais:

Para conhecer um pouco mais sobre o assunto, acesse aqui e conheça a rede de colaboração para a humanização da gestão e da atenção no SUS.

Delziovo, Pedebôs e Moretti-Pires

Tópico 1 - páginas:
Próximo
Tópico