Definição de Hipóteses Diagnósticas
Como em todo processo terapêutico, o PTS deve iniciar com três pontos:
Considerando estes aspectos, cada profissional da equipe de Atenção Básica deve avaliar o caso como na anamnese clínica específica de sua formação. Esse movimento é importante para que cada profissional contribua para a solução dos problemas indicando os caminhos possíveis, pois sem esse compartilhamento de saberes o processo é enfraquecido.
Nesta etapa as explicações sobre as hipóteses serão expostas e discutidas, sem serem descartadas, apenas momentaneamente guardadas, pois futuramente podem ser úteis em um processo de reavaliação.

Além de possibilitar a ampliação da resolubilidade, essa condição favorecerá o vínculo entre os profissionais envolvidos, e cada um poderá conhecer as potencialidades do outro e sentir-se respeitado e valorizado como membro da equipe.
Isto não exclui a necessidade de um coordenador como mediador do processo, mas que este seja escolhido por ter vínculo mais próximo com a maioria dos profissionais e principalmente do sujeito em questão no PTS.
O coordenador ou mediador do PTS deve ter clara a sua corresponsabilidade para com o sucesso do processo, considerando, ponderando e ouvindo a todos os envolvidos, sem assumir postura autoritária, já que ninguém é detentor da verdade absoluta.
Miranda, Coelho e Moré