Estes processos de aprendizagem associados às práticas pedagógicas, quando usados para desenvolver o portfólio, promovem o desenvolvimento da metacognição, o que permite saber como, quando, onde e porque cada um aprende (KLENOWSKI, 2002).

Com certeza não poderia ser um instrumento de mensuração que pontuasse resultados, mas sim um instrumento que desse espaço à criatividade e à construção, e que registrasse o percurso desse processo de construção do saber. Assim, acreditamos que o portfólio é o instrumento que reflete a trajetória desse saber construído, proporcionando para o professor uma avaliação mais rica, mais profunda e mais significativa que os testes tradicionais e que os exercícios dos livros didáticos.
Além disso, conforme Vieira (2002), o portfólio possibilita aos alunos e professores uma compreensão maior do que foi ensinado.
O portfólio reúne exemplos do trabalho desenvolvido pelo aluno e reflexões sobre esse trabalho, que se transformam em evidências de aprendizagens. As reflexões no portfólio racionalizam ou argumentam a validação do processo de aprendizagem em evidências. Embora as reflexões de início pareçam superficiais, à medida que a dedicação reflexiva vai sendo empregada, elas vão tornando-se mais profundas com o passar do tempo (COLE et al., 2000).
Lindner, Coelho, Bolsoni e Conceição