Metodologia

O que é portfólio

Créditos

páginas:

O portfólio e seu conteúdo

Na prática:

Após a apresentação de alguns conceitos e definições sobre o portfólio, você deve estar se perguntando:

 “O que deve fazer parte de um portfólio?”.

O portfólio constitui uma forma de avaliação dinâmica, realizada pelo próprio aluno, que mostra seu desenvolvimento e suas mudanças através do tempo.

Barton e Collins (apud NUNES, 2000) propõem um modelo de utilização do porfólio baseado em sete características:

  1. Clareza de objetivos;

  2. Integração entre formação e experiências práticas próprias;

  3. Multiplicidade de fontes ou grande variedade de evidências;

  4. Autenticidade;

  5. Avaliação dinâmica (permite perceber o desenvolvimento dos alunos ao longo do tempo);

  6. Domínio do aluno (cada porfólio é único, cada aluno determina o que incluir nele e realiza sua autoavaliação);

  7. Polivalência (o orientador pode utilizar as evidências para mais do que um propósito, por exemplo: avaliação formativa e somativa).

Lindner, Coelho, Bolsoni e Conceição

Tópico 2 - páginas: