Portfólio...
[...] é um trabalho cuidadosamente tecido pelas mãos dos
próprios alunos. Ao fazê-lo, se revelam por meio de
diferentes linguagens, pois evidenciam não o que
“assimilaram” de conteúdos, mas sim como vão se
constituindo como profissionais. Tal como, por exemplo, num
desenho, na construção de um Portfólio, os primeiros traços
aparecem, são retocados, às vezes apagados, refeitos...
num constante movimento de ação-reflexão que traduz o
próprio ato de aprender (Antonio Barioni Gusman, 2001) .
Portfólio trata-se de um vocábulo inglês que, “traduzido ao pé da letra”, seria correspondente a “pasta” ou “ficheiro”, conceitos que não valorizam todo o potencial do termo original (NUNES, 2000).
Comumente utilizado em diversas áreas, o portfólio permite a comprovação de trabalhos exemplares, das capacidades criadoras e artísticas de uma pessoa. Dadas as suas potencialidades e características específicas, o portfólio é uma das metodologias educativas utilizadas em muitos países (SÁ-CHAVES, 2000). Tem sido utilizado como estratégia de avaliação nas instituições de ensino superior por todo o mundo, com destaque para os Estados Unidos da América e a Inglaterra (NUNES, 2000).
Existem vários tipos de portfólio, dependendo dos objetivos a que se destina e da população a que se refere. “There is no one ‘portfolio’; there are many portfolios” (KLENOWSKI, 2002, p. 10). Mas, apesar da diversidade, o que é comum a todos os portfólios são os processos que interagem, como, por exemplo:
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A autoavaliação crítica;
O diálogo entre os alunos;
O diálogo entre seus pares e o professor;
E, principalmente, a reflexão sobre prática e aprendizagem ao longo do desenvolvimento do portfólio.
Lindner, Coelho, Bolsoni e Conceição