Referência e contrarreferência

Você conhece os Nasf?

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) foram criados em 2008 pelo Ministério da Saúde com o objetivo de contribuir para a consolidação da AB no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.

Devem ser constituídos por uma equipe de profissionais de diferentes áreas do conhecimento e atuar em conjunto com as equipes de Saúde da Família (SF), compartilhando e apoiando as práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade destas equipes.

A composição dos Nasf deve ser definida pelos próprios gestores municipais e equipes de SF, mediante critérios de prioridade estabelecidos a partir das necessidades locais e da disponibilidade de profissionais das diferentes ocupações. O Nasf não constitui porta de entrada do sistema para os usuários, mas sim de apoio às equipes de SF.

Minha UBS não tem apoio de um Nasf, o que eu faço?

O encaminhamento de crianças para atenção especializada deverá seguir os protocolos locais e acordos pactuados entre unidades, municípios e de caráter regional, para esse nível de assistência. E então, você conhece os protocolos locais e acordos que norteiam a referência em sua UBS?